O mercado de jogos no Brasil terá uma receita de US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões), o que representará um aumento de 5,1% na receita anual. A pesquisa foi feita pela Newzoo, empresa que faz análises sobre games e levantamentos referentes ao setor, e divulgada durante o BIG Festival 2021 (Brazil’s Independent Games Festival).

Ainda de acordo com o estudo, o Brasil é o maior em receitas de jogos da América Latina e o 12º do mundo.

Mercado de jogos digitais terá receita de US$ 146 bilhões em 2021, uma alta de 40% em dois anos. Imagem: Dean Drobot/Shutterstock.com
Criança joga por meio de smartphone. Imagem: Dean Drobot/Shutterstock.com

E os bons resultados no País são impulsionados, principalmente, por conta dos games para dispositivos mobile – ou seja, smartphones e/ou tablets -, que representam 47% do mercado. Os títulos para consoles cobrem 29%, enquanto jogos para PC são 24%.

A Newzoo ainda acrescentou que o meio mobile impulsiona não somente o Brasil, mas todo o mercado global de jogos. Para a empresa, o hardware dos dispositivos está se tornando “mais sofisticado, a infraestrutura da rede móvel e fixa está melhorando em todos os países do mundo e os aparelhos são o principal”, se não o único, “meio de jogar para determinados grupos demográficos”.

publicidade

A pesquisa também ressaltou que os títulos do gênero battle royale (tipo ‘Fortnite, ‘PUBG‘ e ‘Clash Royale’) são os que geram maior receita em terras brasileiras, diferente dos Estados Unidos, por exemplo, que faturam mais com os games tipo puzzle (quebra-cabeça) – como ‘Candy Crush’, ‘2048’ e ‘Two Dots’.

Leia mais:

Lembrando que, por conta da pandemia de Covid-19, o BIG Festival em 2021 será 100% online e gratuito. O evento começou nesta última segunda-feira (3) e vai até o próximo domingo (9).

Fonte: gamesindustry.biz

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!