Nesta terça-feira (4) o Google confirmou rumores e anunciou um novo modelo de fones de ouvido sem fios, batizado de “Pixel Buds A-Series”. O anúncio, entretanto, não foi oficial: tudo indica que alguém “queimou a largada” e postou a mensagem antes da hora no perfil oficial do Android. Minutos depois ela foi apagada, mas não antes de ser notada por sites como o 9to5Google.

O texto diz apenas que os fones têm “pareamento rápido” e “som de qualidade”, sem indicar detalhes técnicos ou o preço. O nome “A-Series” pode indicar um produto mais barato, como os smartphones Google Pixel 3a e 4a.

publicidade
Tuíte do Google anunciando os novos Pixel Buds A-Series. Imagem: Reprodução

Os novos Pixel Buds são armazenados em um estojo branco com detalhes em cinza, em vez do preto usado no modelo atual. Um e-mail de marketing do Google também menciona os fones, desta vez com detalhes em verde, indicando um segundo modelo.

Os Pixel Buds são a alternativa do Google aos AirPods, da Apple. O modelo atual custa US$ 179 nos EUA, e não se sabe que mudanças o Google pode ter feito nos A-Series para reduzir o preço. A expectativa é que os novos fones sejam anunciados durante o Google I/O 2021, evento que acontecerá virtualmente entre os dias 18 e 20 de maio.

Leia mais:

Galaxy Buds Pro

Outra empresa que compete no segmento de fones intra-auriculares sem fio é a Samsung, com os Galaxy Buds. Em janeiro deste ano a empresa apresentou os Galaxy Buds Pro, equipados com um um woofer de 11 milímetros para reprodução de áudios graves e médios e um tweeter de 6,5 milímetros para sons agudos, além de mais dois alto-falantes.

Eles também contam com três microfones, sendo que um deles é interno, ativado em situações de muito ruído externo, capturando o som diretamente dos canais auditivos. Os outros dois, externos, são equipados com tecnologia para minimizar o barulho e maximizar o som da sua voz.

Samsung Galaxy Buds Pro. Imagem: Samsung

A Samsung destaca uma tecnologia chamada VPU, a unidade de captação de voz, que reconhece o movimento do maxilar enquanto o usuário fala para melhorar a captura do áudio. 

Outro ponto digno de nota é o cancelamento “99%” do ruído externo, com opção de ajuste do nível de isolamento, para o momento em que for interessante para o usuário permitir a entrada de algum som. 

A Samsung também destaca um novo recurso que permite que o Galaxy Buds Pro seja conectado a dois dispositivos simultâneos, e o sistema pode entender e interpretar o contexto para alternar qual é a origem do áudio.

Os Galaxy Buds Pro já estão disponíveis no Brasil em três cores, e custam R$ 1.399.