Categoras: Vídeos

Dia histórico: 5 de maio marca o primeiro voo de um norte americano ao espaço

Em 5 de maio de 1961 Alan Bartlett Shepard Jr. se tornou o primeiro norte-americano a viajar para o espaço. Shepard comandou a missão Freedom 7, que decolou a bordo de um foguete Mercury-Redstone.

O voo de Shepard foi realizado três semanas após a histórica viagem de Yuri Gagarin. Mas ao contrário de seu rival soviético, cujo voo durou 108 minutos e completou uma volta ao redor da Terra, o voo de Shepard foi suborbital: a cápsula subiu em uma trajetória parabólica até uma altitude de 187 quilômetros e meio antes de pousar 15 minutos depois no Atlântico Norte, próximo das Bahamas.

Shepard, entretanto, pousou dentro da cápsula, se tornando o primeiro astronauta a fazer isto. Gagarin se ejetou a 7 km de altitude, e pousou com a ajuda de paraquedas.

Mais tarde, Shepard observou que não sentiu que o voo tinha sido um sucesso até que o resgate tivesse sido completado com sucesso. Ele disse que não é a queda que machuca, é a parada súbita.

Mais tarde repórteres perguntaram a Shepard no que ele pensou enquanto estava sentado no topo do foguete Redstone, esperando pela decolagem. Ele respondeu: “o fato de que cada parte desta espaçonave foi construída por quem ofereceu o menor preço”.

Após o voo, Shepard continuou uma carreira na Nasa, e recebeu o comando da missão Apollo 14, que decolou em fevereiro de 1971, pouco menos de 10 anos após seu primeiro voo. Durante a missão, se tornou conhecido por ser o primeiro homem a acertar duas tacadas de golfe na superfície da Lua.

Alan Shepard morreu devido às complicações de uma leucemia em 1998.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 5 de maio de 2021 22:51

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Eduardo Sorrentino