Muito se fala sobre as crianças de hoje em dia não saírem mais às ruas para brincar. Até então, pensava-se que o maior problema causado era a falta de experiências físicas que as brincadeiras ao ar livre causavam. Porém, um estudo feito pela Emory University de Atlanta e Universidade de Ann Arbor de Michigan, em conjunto com o Tianjin Medical University Eye Hospital, na China, aponta que a falta de exposição à luz externa está deixando um maior número de crianças com miopia.

As pessoas míopes podem enxergar normalmente em pequenas distâncias, mas quando os objetos estão longes eles ficam embaçados e apenas o uso de óculos e lentes de contato podem corrigir o problema. A OMS (Organização Mundial da Saúde) acredita que metade da população mundial tenha miopia em 2050.

Criança sendo examinada por um oftalmologista
Falta de exposição à luz externa aumenta o número de crianças com miopia.
Imagem: Shutterstock

A condição genética pode ter grande parcela de culpa no aumento de crianças míopes, afinal, quando ambos os pais possuem miopia a propensão a herdar o quadro é altíssima. Mas os especialistas responsáveis pela pesquisa apontam que a falta de momentos ao ar livre, condição agravada pela pandemia do Coronavírus, diminui a capacidade da clareza na visão à distância.

Um estudo canadense que analisou o comportamento de crianças de oito anos durante a pandemia apontou que elas passam, em média, cinco horas em frente às telas exclusivamente para o entretenimento. Ou seja, sem contar o momento em que as crianças estão realizando atividades escolares.

publicidade

Leia também!

“Dado que as crianças mais novas receberam menos tarefas de aprendizagem online do que as crianças mais velhas, é improvável que a miopia de progressão rápida em crianças mais novas tenha sido causada por um tempo de tela ou dever de casa mais intenso”, afirmou a pesquisa ao apontar que a incidência de miopia é maior em crianças de 6 a 8 anos, em detrimento das mais velhas.

O oftalmologista afiliado ao Johns Hopkins Medical Institutions, Neil M. Bressler, afirma que a falta de exposição à luz externa possui uma influência significativa no formato do olho, o que afeta diretamente a capacidade de ver imagens com clareza.

A preocupação dos pesquisadores vai além da necessidade de as crianças usarem óculos para corrigir a visão. Pessoas com miopia têm maior probabilidade de desenvolver complicações que ameaçam a visão a longo prazo, como catarata, glaucoma e degeneração da mácula, o centro da retina.

Via: The New York Times

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!