Nesta quinta-feira é celebrado o Dia Mundial da Senha. A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger contas e informações no ambiente virtual.

Aproveitando a data, nós do Olhar Digital preparamos algumas dicas para criar e manter uma senha segura e reforçada. Olha só.

A primeira dica é usar caracteres especiais. Use a criatividade e abuse de caracteres como “@”, “#” e números”. Por mais bobo que pareça, a medida certamente vai dificultar a vida dos hackers. Outra opção é usar um gerador de senhas. Geralmente, essas ferramentas criam senhas compridas e relativamente fortes.

Agora vamos aos alertas: cuidado com senhas óbvias, como usar o próprio nome ou de um animal de estimação. Sabemos que senhas assim são mais fáceis de memorizar, mas alertamos, esses tipos de logins também são mais fáceis de adivinhar…

publicidade

Ah, e não repita os password. Utilizar a mesma senha para diversas contas pode ser um “tiro no pé”. Se o cibercriminoso tiver acesso a uma delas, todas as outras contas podem estar comprometidas.

E, por fim, fique atento a vazamentos. Se souber que alguma empresa sofreu um ataque hacker e, seus dados podem ter sido um dos afetados, troque imediatamente a senha do serviço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!