Nesta quinta-feira é celebrado o Dia Mundial da Senha. A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger contas e informações no ambiente virtual.

Aproveitando a data, nós do Olhar Digital preparamos algumas dicas para criar e manter uma senha segura e reforçada. Olha só.

publicidade

A primeira dica é usar caracteres especiais. Use a criatividade e abuse de caracteres como “@”, “#” e números”. Por mais bobo que pareça, a medida certamente vai dificultar a vida dos hackers. Outra opção é usar um gerador de senhas. Geralmente, essas ferramentas criam senhas compridas e relativamente fortes.

Agora vamos aos alertas: cuidado com senhas óbvias, como usar o próprio nome ou de um animal de estimação. Sabemos que senhas assim são mais fáceis de memorizar, mas alertamos, esses tipos de logins também são mais fáceis de adivinhar…

Ah, e não repita os password. Utilizar a mesma senha para diversas contas pode ser um “tiro no pé”. Se o cibercriminoso tiver acesso a uma delas, todas as outras contas podem estar comprometidas.

E, por fim, fique atento a vazamentos. Se souber que alguma empresa sofreu um ataque hacker e, seus dados podem ter sido um dos afetados, troque imediatamente a senha do serviço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!