Uma pesquisa realizada pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, estudou a fundo o Ramisyllis multicaudata, uma criatura marinha que foi descoberta na Austrália em 2006. O estudo descobriu que o verme que é da mesma família das minhocas e possui um corpo ramificado que permite que sua cabeça dê lugar a vários corpos, gerando centenas de ânus diferentes.

A criatura marinha é uma espécie de verme que vive dentro de esponjas localizadas na costa australiana. Segundo o estudo, o corpo do Ramisyllis multicaudata pode se dividir como galhos e, quando isso acontece, seus órgãos também são divididos. Ou seja, a ramificação de trato digestivo leva a criação de centenas de ânus diferentes.

Os Ramisyllis multicaudata vivem dentro dos canais internos das Petrosia hoeksemai.
Créditos: iStock

Segundo a doutora Maite Aguado, coautora do estudo publicado no Journal of Morphology, a criatura pode criar até mil ramificações. “O animal é um verme marinho, mas em vez de ter um corpo como um tubo ou cilindro com uma parte anterior e uma extremidade posterior, ele tem uma cabeça, mas vários ramos posteriores”, completou.

Maite Aguado afirmou que a pesquisa conseguiu contar mais de 500 ramos em uma espécime, e que o animal tem uma única cabeça que se encontra dentro da esponja, que é o local mais seguro. Os ramos do corpo do verme se espalham por canais internos da esponja antes de emergir nos poros externos e explorar a superfície.

publicidade

A responsável pelo estudo informou que o corpo da criatura marinha é perfeitamente adaptado para viver dentro dessas esponjas, pois, se saísse completamente delas, teria sérios problemas com potenciais predadores, devido as ramificações.

Leia também!

“Os segmentos posteriores ficam cheios de gametas (espermatozoides ou óvulos), eles desenvolvem pás flutuantes e surge uma nova ‘cabeça’ com olhos e gânglios nervosos. Quando este ‘stolon’ (conexões horizontais entre os organismos, conhecidas como ‘estolões’) está pronto, ele se desprende da extremidade anterior e nada para encontrar outros stolons do sexo oposto”, afirmou Aguado sobre a reprodução do verme

A pesquisadora afirma que ainda existem muitas dúvidas sobre o animal, como, por exemplo, a maneira que ele se alimenta e se seus diversos intestinos são funcionais ou não. Além de questionamentos sobre o funcionamento da circulação sanguínea e das terminações nervosas nessas diversas ramificações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!