O helicóptero Ingenuity completou sua jornada em Marte. Nesta sexta-feira (7), o veículo realizou o quinto voo no planeta vermelho. A decolagem aconteceu no Wright Brothers Field, mesmo local em que fez todas as outras quatro decolagens e pousos, e seguiu 129 metros para o sul, onde desceu.

O helicóptero pousou em sua nova localização e dará início a uma nova fase de demonstração. Agora, o Ingenuity será usado para testes de tecnologia. O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa vai ver como essa tecnologia pode ajudar em futuras missões em Marte e em outros planetas. Por lá, ele vai fazer observações aéreas de áreas não acessíveis por um rover e imagens estéreo detalhadas de altitudes atmosféricas.

Leia mais:

Durante o voo desta sexta-feira, que aconteceu às 16h26 (horário de Brasília e 12h33, horário local em Marte), o Ingenuity atingiu a altitude recorde de 10 metros de altura e ficou 108 segundos no ar. Ele conseguiu capturar imagens coloridas em alta resolução da sua nova vizinhança, antes de descer ao solo.

publicidade
Imagem do Ingenuity capturada pela Mastcam-Z, do rover Perseverance
Imagem do Ingenuity capturada pela Mastcam-Z, do rover Perseverance. Imagem: Nasa/Divulgação

“O sucesso contínuo do Ingenuity prova o valor de reunir pontos fortes de diversos conjuntos de habilidades de toda a agência para criar o futuro, como pilotar uma aeronave em outro planeta”, disse Bob Pearce, administrador associado da Diretoria de Missão de Pesquisa Aeronáutica da Nasa.

A escolha da nova localização do helicóptero foi feita pela equipe baseada em informações coletadas durante um voo anterior. Agora, o Ingenuity vai esperar instruções futuras do controle da missão, transmitidas pelo rover Perseverance. O robô também está indo na direção sul, onde vai fazer operações científicas e coletar amostras.

“O plano é voar Ingenuity de uma maneira que não reduza o ritmo das operações da ciência do Perseverance”, explicou Bob Balaram, engenheiro-chefe do helicóptero no JPL. Ainda segundo ele, mais alguns voos devem ser realizados nas próximas semanas, avaliados pela Nasa.

“Já conseguimos reunir todos os dados de desempenho de voo que viemos aqui coletar. Agora, esta nova demonstração de operações nos dá a oportunidade de expandir ainda mais nosso conhecimento sobre máquinas voadoras em outros planetas“, concluiu Balaram.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!