Pela primeira vez, um veículo em outro planeta conseguiu gravar sons de um veículo diferente. Na última sexta-feira (30), o helicóptero Ingenuity realizou seu quarto voo na superfície de Marte e o robô Perseverance usou um dos dois microfones para ouvir o trabalho do “colega”. Ele também filmou o companheiro em solo marciano voando.

Para gravar o vídeo, o Perseverance usou o gerador de imagens Mastcam-Z e combinou com o áudio captado pelo microfone no instrumento laser SuperCam presente no rover. O laser atinge rochas à distância e estuda o vapor com um espectrômetro para revelar a composição química. O microfone grava os sons que essa ação gera para conseguir informações de propriedades físicas dos alvos.

publicidade

Leia mais:

Mas, o microfone também consegue captar sons do ambiente, como o vento marciano. Quando estava a 80 metros do local onde o helicóptero Ingenuity ia decolar e pousar, ainda havia dúvida se o robô conseguiria gravar o barulho. Ele até conseguiu, mas, infelizmente, o som ficou bastante abafado pela atmosfera fina de Marte e rajadas de vento atrapalharam. Porém, uma audição atenta consegue distinguir as hélices do helicóptero girando a 2.537 rotações por minuto.

publicidade

O áudio foi gravado em mono e os cientistas isolaram o som das hélices do helicóptero de 84 hertz, reduzindo as frequências abaixo de 80 hertz e acima de 90 hertz, e aumentando o volume do sinal restante. Para realçar o zumbido, algumas frequências foram cortadas. O barulho é mais alto quando o helicóptero passa pelo campo de visão da câmera. Eles juntaram tudo com o vídeo do voo do Ingenuity e publicaram no YouTube.

Assista ao voo do Ingenuity em Marte para ouvir:

A gravação do som surpreendeu David Mimoun, professor de ciência planetária do Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-SUPAERO) em Toulouse, França. Ele é também é o líder científico do microfone SuperCam.

publicidade

“Realizamos testes e simulações que mostraram que o microfone mal captaria os sons do helicóptero, já que a atmosfera de Marte amortece a propagação do som. Tivemos sorte de registrar o helicóptero a tal distância. Essa gravação será uma mina de ouro para entendermos a atmosfera marciana”, disse o professor Mimoun.

O gerente de desenvolvimento de carga útil do Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, no sul da Califórnia, Soren Madsen, destacou o modo como diferentes conjuntos de instrumentos se complementam, “resultando em sinergia de informações”. O JPL construiu tanto o Perseverance como o Ingenuity e opera os dois.

publicidade

“Neste caso particular, o microfone e o vídeo nos permitem observar o helicóptero como se estivéssemos lá, dão informações adicionais, como o deslocamento Doppler, e confirmam detalhes da trajetória do voo”, disse Soren Madsen.

Também é possível só ouvir o som do voo do helicóptero Ingenuity gravado pelo robô Perseverance no SoundCloud da Nasa. Confira:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!