helicóptero marciano Ingenuity deve fazer seu quinto voo na tarde desta sexta-feira (7), mais precisamente, às 16:26 no horário de Brasília. A decolagem está programada para acontecer no Wright Brothers Field, mesmo local em que fez todas as outras quatro decolagens e pousos ocorridos até o momento. 

No entanto, este novo voo trará algumas novidades em relação aos demais, apesar do voo repetir os padrões de uma subida de 5 metros de altura e um percurso de 129 metros. Mas desta vez, ao invés de voltar, o Ingenuity subirá para um novo recorde ao subir para 10 metros de altura, de onde poderá tirar algumas fotos coloridas e outras em preto e branco da área.

publicidade

Leia mais:

Após a descida neste novo local, haverá um novo embarque de demonstração, em que a Nasa exibirá o que essa nova tecnologia é capaz para auxiliar outras missões.

publicidade

Os “irmãos Wright” de Marte

Foto do helicóptero Ingenuity na superfície de Marte, feita pelo rover Perseverance
Ingenuity deve mudar seu local de pouso e decolagem. Crédito: Nasa/Divulgação

Em texto publicado no blog do Ingenuity, o chefe de engenharia mecânica de helicópteros da Nasa, Josh Ravich, compara os feitos do helicóptero marciano da agência ao que foi feito pelos irmãos Wright, dois dos pioneiros da aviação, no início do século XX.

“Em certo sentido, ao longo de três semanas e quatro voos, a equipe Ingenuity passou dos irmãos Wright de 1903 para os irmãos Wright de 1908, mas em semanas, em vez de anos”, declarou Ravich.

publicidade

“Fomos capazes de fazer isso porque o rover, que carrega a estação base de comunicações do helicóptero, permanecerá nas proximidades gerais por muitos sóis (dias marcianos) e porque no quarto voo, na verdade, procuramos uma zona de pouso de mais de 100 metros de distância”. 

A necessidade de mudança da base do Ingenuity acontece porque o rover Perseverance está indo em outra direção para que o helicóptero possa continuar a demonstrar o que pode ser feito de uma perspectiva aérea. 

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!