Um dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk está sendo acusado por internautas de “roubar” memes nas redes sociais. O bilionário estaria compartilhando imagens engraçadas em seu Twitter sem dar os devidos créditos ou pior ainda, cortando os créditos originais.

Isso não é exatamente algo incomum na internet, pelo contrário, mas o que chama a atenção nesse caso é que a praticar partir do bilionário. Musk não cria a maioria das imagens que posta, mas pega de outros tweets ou compartilha conteúdo que recebe. É justamente por conta disso que ele está sendo criticado.

publicidade

Elon Musk acusado de roubar memes

Comediantes e outros criadores de conteúdo acusam Musk de roubar seus memes para ganhar fama e repercussão nas redes sociais. “Como a internet é tão vasta e ampla, o crédito é a única coisa que direciona as pessoas de volta para alguém que, em última análise, pode estar ganhando a vida com a plataforma”, disse Nick Noerdlinger, de 23 anos, diretor do site Meme Insider.

Leia mais:

“Na economia dos criadores de conteúdo, sem o devido crédito, eles não seriam capazes de monetizar, de construir uma marca em torno de si e atrair um público”, completou ainda.

A prática de roubar esse tipo de conteúdo pode ainda gerar problemas judiciais para Musk. Em 2017, o rapper Ludacris foi processado pelo site LittleThings após usar uma imagem sem dar os créditos em seu Instagram, eles acabaram chegando a um acordo.

Para o The New York Times, a advogada especializada em direito de propriedade intelectual, Quinn Heraty, explicou que “se ele [Musk] está retirando o crédito da imagem e postando-a sem referência ao criador original, isso mostra que é algo intencional”. Até o momento, Musk não se pronunciou.

Via The New York Times