Desde que foi nomeado “líder” do dogecoin — criptomoeda meme que foi criada para tirar sarro das moedas digitais —, o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, tem sido um grande apoiador do ativo em suas redes sociais. No entanto, na manhã desta sexta-feira (7), o executivo postou um tuíte sugerindo cautela com investimentos no ativo e em outras criptomoedas.

“Criptomoedas são promissoras, mas, por favor, invista com cautela”, publicou Musk. Junto da mensagem, o executivo repostou um vídeo de fevereiro deste ano, em que opina sobre investimentos em moedas digitais e fala acerca do dogecoin.

O tuíte deixou os usuários da rede social um tanto quanto confusos. Isso porque as publicações recentes de Musk mencionando a criptomoeda meme quase sempre fazem o preço do ativo disparar, já que o executivo demonstra apoio de longa data à moeda digital.

No dia 28 de abril, por exemplo, Elon Musk fez uma simples publicação de que o dogecoin vai aparecer no programa de comédia Saturday Night Live no próximo sábado (8). A postagem fez com que a criptomoeda subisse 16%.

publicidade

No entanto, a publicação desta sexta mostra um posicionamento mais ponderado sobre a criptomoeda meme e as moedas digitais no geral. No vídeo, Musk confirma que, diferentemente do bitcoin, o dogecoin possui um suprimento limitado, o que pode limitar sua valorização.

“Para ser claro, acho que as pessoas não deveriam investir suas economias em criptomoedas. Isso pode ser imprudente”, disse Musk a fãs na mídia publicada, apesar de mencionar que as criptomoedas podem ser as moedas do futuro da Terra.

Além disso, o CEO da Tesla afirma no vídeo que, por ora, as moedas digitais devem ser consideradas como “especulação” e alerta para que investidores não mergulhem de cabeça nas especulações das criptomoedas.

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX
Tuíte de Elon Musk demonstrou uma postura ponderada acerca de investimentos em criptomoedas. Foto: Naresh777/Shutterstock

Leia mais:

Mudança de postura

A publicação mais cautelosa de Musk acerca das criptomoedas é postada quase duas semanas após o executivo ser acusado de manipular o valor do bitcoin.

Assim como as publicações do segundo homem mais rico do mundo interferem na valorização do dogecoin, também impactam nos ganhos do bitcoin. Parece um script: a cada novo tuíte de Musk sobre o bitcoin, a moeda digital sobe.

O problema é que o blogueiro americano Dave Portnoy insinuou que o CEO da Tesla estaria praticando o ato de “pump and dump” — uma forma de manipular o mercado, supervalorizando uma determinada aplicação. A suspeita veio após a Tesla anunciar que lucrou US$ 101 milhões durante o primeiro trimestre de 2021 com os bitcoins.

Ou seja, Portnoy sugeriu que Musk força a alta do bitcoin com suas publicações para vender os ativos posteriormente em um valor muito maior do que o comprado. Na ocasião, Musk confirmou que não vendeu suas criptomoedas, e sim, os bitcoins da Tesla — o que explica que as carteiras digitais não são as mesmas.

Não é possível afirmar se a recente publicação de Elon Musk tem a ver com a acusação. No entanto, o tuíte pode ser um indício de uma postura mais cautelosa do executivo em relação às criptomoedas daqui pra frente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!