Categoras: Vídeos

Faxina em gravidade zero: Astronautas da ISS são obrigados a deixar tudo limpo e desinfetado

Pode até não ter muita sujeira no espaço, mas os astronautas que “moram” na Estação Espacial Internacional precisam arrumar a casa. A rotina de limpeza no laboratório na órbita da Terra é bem rigorosa, para manter micróbios sob controle.

Geralmente lá em cima, o dia da faxina é o sábado. Todas as superfícies são desinfetadas e a poeira removida. Os procedimentos de limpeza foram mostrados pelo astronauta francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia.

Mesmo distantes da Covid-19, eles mantém o cuidado com o vírus, seja nos equipamentos já a bordo ou com o que chega na estação. Lá, não há espaço para falta de higiene, e a tripulação desinfeta semanalmente todas as superfícies que tocam.

Nada do que eles usam é muito estranho. Em um vídeo gravado para mostrar parte da rotina, o astronauta francês utiliza um simples aspirador de pó.

Outros tripulantes já mostraram os lugares mais difíceis de limpar, como o banheiro… Mas manter tudo limpo é importante, por exemplo as grades de ventilação, que podem ficar muito sujas. Todos os pequenos detritos de flutuam na cabine são levados pelo fluxo de ar para uma grade de retorno, e se ela ficar bloqueada, os mecanismos de remoção de dióxido de carbono da estação podem ser prejudicados, tornando o ar interno impróprio.

As agências espaciais estudam materiais avançados para dar mais segurança a futuras viagens espaciais. Esses materiais poderão ser usados também na Terra, protegendo maçanetas, botões de elevadores e outros objetos frequentemente tocados por diversas pessoas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 7 de maio de 2021 23:17

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Eduardo Sorrentino