Há algum tempo, cientistas no mundo estudam formas de mitigar o degelo de geleiras no Polo Norte, ocasionadas devido às mudanças climáticas. Nesta semana, uma empresa do País de Gales divulgou uma nova invenção que pode resolver o problema: uma máquina que refaz gelo.

Movida a energia renovável (energia eólica), a máquina foi desenvolvida pela Real Ice e funciona bombeando água retirada sob a camada de gelo rumo à superfície, onde temperaturas de até -50 °C a congelam rapidamente, o que deve possibilitar a criação de novas camadas de gelo.

publicidade
Print mostra a máquina que pode refazer geleiras no Polo Norte
Re-Icing Machine, da Real Ice, tem como principal propósito refazer geleiras do Polo Norte. Crédito: Reprodução/Real Ice – For Tomorrow

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto, formada por alunos e ex-alunos da Universidade de Bangor, no Reino Unido, será enviada em breve ao norte do Canadá para poder realizar testes nas geleiras locais.

O protótipo recebeu o nome de Re-Icing Machine (algo como Máquina de Recongelamento, em tradução livre) e deve ficar em posse de inuítes – como são conhecidos os indígenas esquimós que habitam a região – que, por sua vez, farão a manutenção e realocarão, quando necessário, as máquinas para novas áreas a fim de endereçar os locais de maior necessidade.

publicidade

Leia mais:

Dessa forma, os povos indígenas ganharão créditos de carbono, que poderão ser vendidos às empresas para compensar o uso de combustível fóssil.

publicidade

A máquina faz parte da for Tomorrow, iniciativa liderada pela Hyundai e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), cuja missão é capacitar pessoas e incentivá-las a compartilhar suas soluções criativas em prol da sustentabilidade.

Via: Daily Post