Pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, desenvolveram um macarrão que muda de forma quando cozido. Longe de ser apenas uma curiosidade, o produto tem um uso prático: os cientistas estimam que a massa “plana” poderia reduzir em até 60% a quantidade de material nas embalagens, eliminando os espaços vazios em formatos como os tubos do Penne e as espirais do Fusilli.

A técnica é simples, e se aproveita do fato de que a massa se expande quando cozida. Ranhuras são estampadas em sua superfície, e os lados onde elas estão presentes se expandem menos que o lado liso. Isso faz com que a massa se dobre. Controlando a forma, tamanho e posição das ranhuras, os pesquisadores podem controlar a forma final. 

publicidade

Segundo Ye Tao, pesquisador em fabricação digital e líder da pesquisa, a massa “transformada” tinha a mesma textura, sabor e aparência dos produtos “pré-moldados” encontrados nos supermercados.

Leia mais:

publicidade
https://youtu.be/vC0Zl9T5FlM

“Em princípio, prevemos que isso pode ser adaptado a uma variedade de alimentos que se expandem na água, incluindo géis alimentares e outras massas à base de farinha“, disse a engenheira mecânica Lining Yao, da Universidade Carnegie Mellon nos EUA, que participou da pesquisa.

Ela está animada com a possibilidade de fazer formas ainda mais criativas, como flores decorativas para uma festa. “Isso permite que as pessoas repensem como os alimentos podem ser cozidos e consumidos, enquanto economiza recursos para embalagem e transporte”, disse Yao.

publicidade

“Essa massa poderia ser rapidamente levada a locais de desastre e até mesmo valiosa para viagens espaciais. Se estamos falando de uma missão de longa duração a Marte, o espaço a bordo da espaçonave será valioso”, completa.

Fonte: Science Alert

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!