No intuito de promover sua marca de smartphones Pixel, o Google lançou uma série de vídeos chamada “True Pixel Story” (algo como “Histórias Reais do Pixel”) para ressaltar funções como a detecção automática de acidentes automobilísticos e outros recursos exclusivos dos aparelhos.

A série especial, veiculada no YouTube, já conta com dois vídeos. O primeiro é chamado “True Pixel Story: First Call with my Son” (logo abaixo) e está relacionado à função “Live Caption”, que gera legendas automáticas em chamadas telefônicas – um auxílio direcionado a pessoas com algum grau ou mesmo completa deficiência auditiva.

publicidade

Leia mais

“Matthew, que nasceu surdo, dependia de videochamadas e leitura labial para se comunicar com o seu filho Harry. Quando ele adquiriu o seu Google Pixel, ele experimentou o [recurso] Live Caption e, pela primeira vez na vida, ele pôde fazer algo que as pessoas ao redor do mundo fazem todo dia – ele fez uma ligação normal para o seu filho”

Já o segundo vídeo (“True Pixel Story: The Crash that Called”) fala sobre um acidente sem feridos sofrido por um homem que dirigia em uma região que não lhe era familiar enquanto levava a família para almoçar.

publicidade

“Chris estava dirigindo o carro com sua família para buscar um almoço em um belo dia em Gatlinburg, Tennessee. Sem conhecer a área, eles passaram por um cruzamento na via e, de repente, se viram envolvidos em um acidente de carro. Felizmente, ninguém se feriu e, graças à detecção de batidas no Google Pixel de Chris, seu smartphone rapidamente o alertou a chamar os serviços de emergência”

Das duas funções, a segunda é consideravelmente mais difundida nas redes sociais, com diversos testemunhos confirmando o seu funcionamento. De uma forma resumida, os smartphones Pixel 3, Pixel 4, Pixel 4a, Pixel 4a 5G e Pixel 5 podem identificar súbitas paradas – como uma freada imprevista ou uma batida – por meio de sua localização, microfone e sensores de movimento.

Imagem mostra o smartphone Pixel 4 XL, onde recursos como geração automática de legendas e detecção de acidentes de carro vem sendo promovidos pelo Google na série "True Pixel Stories"
Smartphones como o Pixel 4 XL (foto) contam com recursos de auxílio a deficientes e acidentados, promovidos pelo Google em nova série de vídeos. Imagem: chara_stagram/Shutterstock

Nestes casos, o smartphone vai vibrar com força, pedindo que você ligue para as autoridades (ou cancele a chamada, se não for nada sério e você preferir assim) pelo viva voz. Caso você não faça nada, o próprio smartphone vai conectar a ligação automaticamente, com a voz do Google Assistente dizendo “um acidente de trânsito acaba de acontecer” e compartilhar a sua localização.

publicidade

Já a geração automática de legendas funciona exatamente como você imagina: o Google detecta qualquer áudio sendo reproduzido pelo seu aparelho, criando legendas do que ouvir. Como uma chamada telefônica leva prioridade no alto-falante, apenas ela será reproduzida pelo sistema, que, aliás, funciona totalmente offline. Um exemplo foi exibido durante a cerimônia do Oscar em abril.

A série “True Pixel Story” deve contar com depoimentos de usuários que tiveram que interagir com os recursos principais da linha Pixel em algum momento, e o Google disponibilizou o endereço “[email protected]” para receber testemunhos de seus clientes.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!