Quem nunca deixou o celular na mão de alguém e ficou preocupado com o que a pessoa poderia estar acessando que atire a primeira pedra! Mas, para os usuários de iPhone, esse problema não existe mais. O sistema oferece a função “Tempo de uso” que poucos conhecem e, por meio dela, podemos limitar o acesso a diversos apps, como a galeria de fotos.

Para impedir que “curiosos” acessem seus aplicativos existem dois processos: no primeiro é possível criar um código de tempo de uso; no segundo, define-se o limite de tempo diário para o acesso a um app específico.

Feito isso, será solicitado o código para que o usuário possa continuar navegando toda vez que o tempo limite se esgotar. Sem esse código, não é possível permanecer acessando a galeria.

O truque pode ser usado em qualquer aplicativo do celular, nativo ou não. Desde jogos, a sites e até redes sociais. O TikTok, por exemplo, possui uma ferramenta parecida, que pode, inclusive, ajudar no controle parental sobre o conteúdo que os filhos acessam na internet – para saber mais sobre a função no TikTok, clique aqui.

publicidade

Leia mais!

Como colocar senha na galeria de fotos do iPhone?

1. Abra em Ajustes e toque em “Tempo de Uso”. Vamos primeiro definir a senha de acesso. Para isso, clique em “Usar Código de Tempo de Uso”;

2. Defina um código com quatro números. Para finalizar o processo, e até mesmo poder recuperar o código caso você se esqueça, será necessário fazer login com sua conta ID Apple.

Apesar de ser importante ter uma conta para recuperação da senha, não fazer o login não impede que o código seja criado, sendo isso apenas uma verificação de segurança;

3. Com o código definido – tendo ou não feito login com seu ID da Apple – clique em “Limite de Apps” e, em seguida, “Adicionar Limite” para definir o tempo diário de acesso ao app.

4. Coloque o código que acabamos de definir, clique em “Criatividade” e, em seguida, em “Fotos”. Para prosseguir, toque em “Seguinte” na parte superior da tela.

5. Defina o tempo de uso. O tempo mínimo é de 1 minuto, e o máximo de 23 horas. Selecione 1 minuto e personalize também os dias em que deseja que o limite de tempo nesse app seja ativado. É importante que a chave seletora do “Bloquear ao Fim Limite” esteja sempre ativada. Ao final da configuração, clique em “Adicionar”.

6. Quando atingir o limite de Tempo de Uso, um alerta surgirá na tela bloqueando o acesso. Você tem a opção de “Pedir mais Tempo”, que só pode ser usado uma única vez, exigindo posteriormente o Código de Uso, ou o “Ok”, que fecha a galeria.

Prontinho! Sua galeria de fotos está protegida. Lembrando que a função pode ser usada para qualquer aplicativo no iPhone.

E o processo de criação de código seguida da definição do tempo limite não precisa necessariamente ser feito nesta ordem, você pode definir um tempo e depois criar um código.

Também é possível manter o limite de tempo, sem a necessidade de um código de bloqueio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!