O Sistema Farias Brito abriu inscrições para a segunda edição do Start SFB, uma competição de criação de startups. Podem participar alunos de todas as escolas do país, a partir dos 12 anos, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Organizada pelo Sistema Farias Brito, a competição visa descobrir e desenvolver estudantes inovadores em todo o Brasil. As inscrições vão até 28 de maio.

publicidade

O Sistema Farias Brito é um método pedagógico originário da união de dois grandes grupos educacionais brasileiros: a Editora Moderna e a Organização Educacional Farias Brito, estando ele disponível em mais de 300 instituições de ensino no Brasil.

O projeto também conta com o apoio do grupo educacional Santillana e da DreamShaper, uma plataforma de aprendizagem usada pelos alunos na competição, responsável por guiar estudantes por experiências de ensino práticas. A DreamShaper é voltada para alunos do Fundamental II, Médio e Superior e foi criada para ajudar professores a implementar ou melhorar as suas metodologias de ensino.

publicidade
Sistema Farias Brito abre inscrições para competição de criação de startups. Imagem: Shutterstock
Sistema Farias Brito abre inscrições para competição de criação de startups. Imagem: Shutterstock

A competição

As criações desenvolvidas durante o Start SFB serão avaliadas por uma equipe de jurados composta por profissionais e empreendedores experientes, que irão considerar as ideias sob o ponto de vista de tecnologia utilizada, impacto socioambiental, diversidade, inclusão, acessibilidade, inovação, conceito e viabilidade.

publicidade

Não é necessário ter experiência prévia, já que a competição quer justamente desenvolver nos participantes conhecimento a respeito do tema.

Para Ribamar Francisco Monteiro, diretor do Sistema Farias Brito, a realização da segunda edição do Start SFB mostra a importância do fomento ao empreendedorismo para jovens. “É um prazer realizar mais uma edição desta competição e conhecer os inúmeros talentos empreendedores dos estudantes brasileiros. A Start SFB revelou grandes ideias em 2020 e, neste ano, queremos conhecer ainda mais soluções inovadoras”, ressaltou.

publicidade

Os vencedores dos três primeiros lugares ganharão iPhones, iPads e Kindles e o grande vencedor, escolhido pelo público, terá direito a um Echo Dot (assistente virtual da Amazon).

Leia mais!

Etapas da competição

Na primeira etapa, os alunos terão contato com modelos de negócios, validação de problemas e fases de criação de uma empresa. O desenvolvimento dos projetos ocorrerá de 31 de maio e 1º de julho.

A etapa seguinte será no dia 7 de julho, quando a equipe de jurados escolherá os 16 projetos (8 de cada categoria) mais inovadores.

Serão três estudantes por equipe. Entre os dias 12 e 23 de julho, os mentores auxiliarão os finalistas em suas apresentações e em 24 de julho, ocorre o chamado Demo Day, no qual os jovens apresentarão seus projetos para a avaliação final. Os resultados serão divulgados no dia 8 de agosto.

O processo será feito completamente de forma virtual por meio da DreamShaper. A participação dos estudantes é gratuita e exige apenas que eles tenham acesso a um computador com webcam, microfone e conexão à internet.

No ano passado, o Start SFB contou com mais de 400 inscritos. Para ver os projetos finalistas, acesse o site http://startfb.com.br.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!