Nos últimos anos, a montadora Tesla, de Elon Musk, esteve divulgando seus investimentos em segurança cibernética, além de frequentes cooperações junto a hackers. No entanto, o tiro saiu pela culatra: um grupo de pesquisadores conseguiu hackear um carro da empresa por meio de um drone.

Mas, ao que indica, tudo não passou de um experimento de uma equipe participante de um hackathon, o Pwn2Own, que deveria ter acontecido no ano passado com participação da própria Tesla, mas foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais:

Mesmo sem a realização do evento, a equipe decidiu lançar o seu trabalho de qualquer forma em um modelo MCU simulado da Tesla. O grupo escreveu sobre o hack, que recebeu o nome de TBONE:

publicidade

“Os pesquisadores de segurança Ralf-Philipp Weinmann da Kunnamon, Inc. e Benedikt Schmotzle, da Comsecuris GmbH, encontraram vulnerabilidades remotas de segurança em um componente de software de código aberto (ConnMan) utilizado nos veículos da fabricante que lhes permitiu comprometer carros estacionados e controlar seus sistemas de entretenimento por WiFi”.

Tesla
A sede da fabricante Tesla é localizada na Califórnia. Imagem: Kevin McGovern/Shutterstock

Segundo a equipe, o hack também em questão é capaz de destravar as portas e o porta-malas, mudar as posições dos bancos — tanto no modo de direção quanto na aceleração —. Em resumo, praticamente o que um motorista pode fazer ao pressionar vários botões no controle do automóvel. A única coisa que a equipe não conseguiu foi de “raptar” o controle da direção do carro.

Mesmo assim, segundo Ralf-Philipp Weinmann, CEO da Kunnamon, o TBONE causou preocupação entre os integrantes da equipe de pesquisadores, temendo que a “façanha” se tornasse perigosa. “Não queríamos transformar essa exploração em um verme, no entanto. ”, ele conta.

A companhia de Musk é notória pela participação neste tipo de evento, muitas vezes oferecendo grandes prêmios e carros elétricos aos vencedores. Quanto ao carro hackeado, a montadora já conseguiu contornar a situação com um patch lançando em outubro de 2020.

Via: Electrek