Mais um episódio do caso polêmico envolvendo Param Sharma, de 25 anos, e a irresponsável atitude de estar no banco de trás de um carro elétrico da Tesla, ligado no piloto automático (Autopilot), sem absolutamente ninguém ao volante. Agora, o rapaz de 25 anos comprou um novo Model 3 para fazer novamente o que agora é conhecido por fazer. 

Após ser preso por “direção imprudente” e “desobediência a um oficial”, e passar apenas um dia na Cadeia de Santa Rita (Califórnia), Sharman deu nova entrevista ao canal KTVU. Ele alegou ser “tão rico” que pode comprar um novo Tesla toda vez que a polícia “o prende e o liberta da prisão”.

“Eu sou rico para c*ralho. Eu sou muito rico ”, disse Sharma à KTVU de São Francisco na quarta-feira (12). “Vou comprar um novo Tesla sempre [que me prenderem]. Tenho dinheiro ilimitado para gastar com Teslas. Se você tirar meu Tesla, eu vou pegar outro Tesla”.

De novo: Tesla é flagrado no piloto automático, enquanto motorista está no banco de trás. Imagem: Fox/Reprodução
De novo: Tesla é flagrado no piloto automático, enquanto motorista está no banco de trás. Imagem: Fox/Reprodução

Na segunda-feira (11), Sharma foi preso – de acordo com a polícia californiana, pelo segunda vez em dois meses – por ser flagrado, em vídeos e em fotos, no banco de trás de um Tesla ligado no piloto automático. O conteúdo com a atitude de Sharma, claro, viralizou nas redes sociais.

publicidade

O homem passou apenas 24 horas na prisão e foi posteriormente solto. A Justiça da Califórnia marcou o julgamento do caso para o dia 6 de julho de 2021 e, por isso, ele pode aguardar em liberdade. Ainda ao canal de TV, Sharma afirmou que vai se declarar inocente.

Advogados e promotores, no entanto, acreditam que um juiz ou juíza não será tão “leve” com ele, caso as ações persistirem. “O que eu acho que veremos numa primeira audiência no tribunal é o juiz dar a ele um aviso muito severo e dizer: ‘Você não deve dirigir a menos que esteja no banco do motorista de seu veículo. E se você fizer isso, vamos colocá-lo de volta na cadeia por muito tempo’”, explicou Steven Clark, um analista jurídico que trabalha no condado de Santa Clara, ao KTVU.

Piloto automático da Tesla não é para ser usado? Entenda o caso

CHP MADE AWARE OF AN UNUSUAL INCIDENT INVOLVING A TESLA The California Highway Patrol (CHP) has been made aware of an…

Publicado por CHP – Golden Gate Division em Sábado, 8 de maio de 2021

Os flagras do “ocorrido incomum” envolvendo Sharma foram divulgados inicialmente no perfil oficial de Facebook da Patrulha Rodoviária californiana. “A CHP foi informada de um incidente envolvendo um homem no banco de trás de um Tesla viajando nas estradas da Bay Area, sem nenhuma outra pessoa sentada no banco do motorista”, escreveu a instituição no post.

Nas fotos tiradas em uma rodovia de Oakland, região metropolitana do estado, é possível ver que o rapaz estava “brincando” no banco de trás, enquanto o veículo da Tesla estava na função de piloto automático. Também dá para notar nas imagens que o cinto de segurança do motorista estava preso, sugerindo que ele estava enganando a tecnologia para dirigir sem alguém ao volante.

Leia mais sobre a história de Param Sharma:

Essas fotos enfureceram os internautas, muitos dos quais eram proprietários de Teslas, já que a proeza não é apenas extremamente perigosa, mas também uma violação grosseira de como o piloto automático deveria ser usado. De acordo com a marca no site oficial, os motoristas precisam ficar alertas e manter as mãos no volante a todo o momento durante o uso do Autopilot, caso precisem assumir a direção do veículo.

Apoiadores e acionadores da montadora de Elon Musk também sugerem que seja criado um departamento para lidar com incidentes como esse, além de informar ao público sobre o uso adequado do piloto automático e o sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD).

Fonte: Teslarati

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!