A Tesla parou de aceitar Bitcoins como meio de pagamento para seus carros. A montadora alegou um temor de que o uso dessa criptomoeda possa ser um fator de aumento no consumo de energia e combustíveis fósseis. A decisão foi comunicada pelo CEO da empresa, Elon Musk, por meio de seu Twitter. 

A empresa de carros elétricos vinha aceitando as moedas digitais como meio de pagamento desde o final do mês de março. Além de não aceitar mais os Bitcoins como meio de pagamento, Musk também anunciou que a Tesla não vai negociar o estoque de US$ 1,5 bilhão (R$ 7,9 bilhões) que comprou no início deste ano. 

publicidade

A empresa já havia vendido parte desse montante no primeiro trimestre de 2021, o que ajudou no aumento dos lucros da montadora nesse período. No entanto, a decisão não é permanente, já que a Tesla pretende voltar a aceitar os Bitcoins e negociar seu estoque, mas só quando o processo de mineração migrar para uma fonte de energia mais sustentável. 

A empresa também informou que está buscando “outras criptomoedas que usem <1% da energia/transação do Bitcoin”. “A criptomoeda é uma boa ideia em muitos níveis e acreditamos que ela tem um futuro promissor, mas isso não pode ter um grande custo para o meio ambiente”, diz o tweet de Elon Musk. 

publicidade

Alto consumo de energia

Atualmente, a mineração de Bitcoins já consome mais energia que alguns países, como a Argentina e a Holanda. Além disso, toda essa energia tem uma forte pegada de carbono. Contudo, e acordo com o portal de tecnologia estadunidense The Verge, não há uma solução simples para este problema, uma vez que a tecnologia blockchain é conceitualmente ineficiente do ponto de vista energético.

Leia mais: 

publicidade

Apesar de sua principal empresa, a Tesla, ter como principal missão a aceleração da transição do mundo para a energia sustentável, Elon Musk é um entusiasta das criptomoedas. Recentemente, o bilionário entrou em uma onda de valorização da Dogecoin, uma espécie de meme que foi criado para satirizar o Bitcoin. 

Musk classificou a Dogecoin como sua criptomoeda favorita, no entanto, o valor da moeda caiu após a participação do empresário no programa de humor Saturday Night Live, onde ele classificou a moeda como sendo um “esquema”. 

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!