A Motorola quer carregar celulares a 1 metro das tomadas. Não, não é o cabo que tem 1 metro. A companhia comprou uma tecnologia capaz de transmitir energia sem fios, a essa distância de uma base. A solução é desenvolvida em parceria com a startup norte-americana GuRu Wireless.

A GuRu publicou um vídeo mostrando como funciona o sistema. Em uma sala, diversos aparelhos são colocados sobre uma mesa. Uma base pendurada no teto é capaz de rastrear a posição dos objetos e “focar” a energia neles. O vídeo pode ser assistido no Vimeo.

Leia mais:

A tecnologia se chama GuRu RF Lensing e o carregamento é realizado por um sistema de transferência de energia atavés de radiofrequência, com pequenos módulos da GuRu enviando a energia pelo ar. Mas, cabe o alerta: não dá para ficar segurando o telefone enquanto ele carrega.

Caso algo bloqueie o espaço entre o carregador e o aparelho, como a mão do usuário, a transmissão é interrompida e retomada quando o caminho fica livre. O sistema dispensa uma base fixa. Por enquanto, ainda não há previsão de venda comercial do sistema para os usuários de celulares da Motorola.

Carregadores sem fio

Mi Air Charge
A Xiaomi lançou tecnologia similar em janeiro. Imagem: Xiaomi/Reprodução

A Xiaomi já mostrou uma tecnologia similar, em janeiro deste ano, mas também não disponibilizou para os consumidores ainda. O sistema da companhia chinesa se chama Mi Air Charge Technology e usa ondas eletromagnéticas para carregar os aparelhos.

Porém, o sistema pode transmitir apenas 5 watts de energia para um único dispositivo no raio de alcance da base de carregamento. Outro problema é que os celulares precisam de uma antena especial desenvolvida pela Xiaomi capaz de converter as ondas eletromagnéticas emitidas pelo carregador em energia elétrica.

Via: Tilt

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!