A SpaceX postou em seu canal no YouTube um vídeo relembrando o bem-sucedido voo de teste da Starship SN15, realizado na quarta-feira passada (5). O clipe mostra todos os momentos do teste em vários ângulos, começando com a sequência de lançamento em câmera lenta e culminando em um pouso vertical perfeito.

O teste da Starship SN15 foi histórico, já que ela foi o primeiro protótipo a realizar um voo em grande atitude (10 km) com sucesso. Testes com protótipos anteriores terminaram em explosões ao tocar o solo (SN8 e SN9), momentos após o pouso (SN10) ou durante a descida (SN11).

publicidade

Ao retornar ao solo a Starship realiza o que é chamado de “barrigada”: ela desce na horizontal, para reduzir ao máximo sua velocidade, e a poucos metros do chão aciona seus propulsores Raptor para se reorientar na vertical antes do pouso, algo que pode ser visto aos 35 segundos no vídeo. Falhas nessa manobra arriscada foram a causa das explosões da SN8 e SN9.

Tudo indica que a SpaceX está preparando a SN15 para um novo voo, o que novamente seria algo inédito. Nesta semana, a espaçonave foi movida para uma plataforma de lançamento, e a expectativa é que ela decole pela segunda vez “em breve”, caso seja aprovada em testes de pressurização e disparo estático dos propulsores.

publicidade

Desde o início a SpaceX projetou a Starship como um veículo reutilizável, mas um teste de reuso nunca foi feito desde que os primeiros protótipos alçaram voo, em agosto de 2020. Logo após o teste pioneiro da SN5, que chegou a uma altitude de 150 metros, Musk insinuou que ela poderia voar novamente, mas isso nunca ocorreu.

Leia mais:

publicidade

A empresa tem um objetivo ambicioso de realizar um voo orbital em julho deste ano. Para isso, está desenvolvendo o SN20, primeiro protótipo com capacidade orbital. É um cronograma ambicioso, já que o lançamento depende do foguete Falcon Super Heavy, que também está em desenvolvimento e nunca foi testado.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!