Já imaginou fazer um “tour” pela Terra sem sair do conforto de seu sofá? Na verdade, a experiência é muito mais possível do que se imagina. Isso porque existe um app, disponível para Android e iOS, que transmite em tempo real as imagens captadas pela Estação Espacial Internacional (ISS). E o melhor: você não vai precisar pagar nada pelo serviço.

Por meio do aplicativo ISS Live Now, é possível acompanhar as imagens captadas de nosso planeta durante todo o trajeto feito pela Estação Espacial Internacional — situada em uma órbita baixa a 408 quilômetros da Terra e em uma velocidade de 7,66 km/s.

Na prática, é uma espécie de “streaming espacial infinito”, já que a live fica aberta de forma constante. Também há a opção de ver as imagens ao vivo de uma câmera localizada na parte externa da ISS, mas aqui vai um spoiler: o programa pode ser um tanto quanto entediante.

O app dispõe ainda de canais de televisão da Nasa e da ESA, além de oferecer serviços como tour virtual, lembrete para eventos próximos e uma ferramenta — que atua diretamente com o GPS de seu dispositivo — para informar quando a Estação Espacial Internacional vai passar pela sua região.

publicidade

Caso tenha ficado interessado no app e queira saber como acompanhar as imagens da ISS em tempo real, acompanhe o tutorial abaixo.

Leia mais:

Como acompanhar a Estação Espacial Internacional pelo ISS Live Now

Primeiramente, será necessário fazer o download do app. Para isso, basta que o indivíduo entre no Google Play (para dispositivos Android) ou App Store (para dispositivos iOS) e busque por “ISS Live Now”. Localize o app e instale-o.

App ISS Live Now no Google Play

O layout do aplicativo é relativamente simples. Logo que abrir a ferramenta pela primeira vez, será possível visualizar as imagens em tempo real captadas pela Estação Espacial Internacional, bem como um mapa indicando a atual localização da ISS.

Live da Estação Espacial Internacional no app

É possível deixar em modo tela cheia ao apertar no ícone localizado no canto inferior direito do vídeo. Será possível tirar prints diretamente pelo aplicativo, gravar a tela (pelo ícone de download), bem como alterar a resolução da live.

Modo tela cheia

No menu de três linhas, será possível acessar a live que capta imagens de uma câmera externa da ISS (“Câmera SD”). Também estarão disponíveis os canas de televisão das agências espaciais e as outras ferramentas do app.

Canais e recursos do app

Caso esteja com o GPS do seu dispositivo ativado, vale entrar em “Detector da ISS” para saber quando a Estação Espacial Internacional vai sobrevoar a sua região. Será uma ótima oportunidade para registrar uma foto de sua localidade diretamente do espaço.

Detector de quando a ISS vai sobrevoar a localização do usuário

Existem ainda opções para tour virtual, verificar quem são os atuais tripulantes da ISS, bem como recursos de compartilhamento e de acesso aos materiais baixados.

Se estava procurando uma programação diferente nessa quarentena, o app ISS Live Now pode ser uma boa pedida.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!