Categoras: Ciência e Espaço

SpaceX vai completar oito lançamentos do Falcon 9 em menos de seis semanas

A SpaceX está cada vez mais perto de conseguir realizar os oito lançamentos orbitais do foguete Falcon 9 em menos de seis semanas, como desejado. Em 22 dias, até agora, a companhia do bilionário Elon Musk lançou 234 satélites e quatro astronautas em cinco foguetes Falcon 9, todos recuperados.

Os lançamentos orbitais do foguete começaram com os quatro astronautas levados para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com a cápsula Dragon, no dia 26 de abril, seguido por três lançamentos de satélites da Starlink, até o dia 9 de maio. Esses quatro fizeram com que um único Falcon 9 completasse dez voos orbitais.

Leia mais:

No último sábado (15), mais um lançamento do foguete carregando satélites, incluindo 52 Starlink, um satélite Capella Synthetic Aperture Radar (SAR) e um nanosatélite Tyvak-0130, se somou às missões. Agora, outras três viagens do Falcon 9 devem ser feitas até o dia 3 de junho, completando oito voos em menos de um mês e meio.

No dia 26 de maio, mais uma missão Starlink será lançada. Às 15h59 (horário de Brasília), o propulsor B1063 escolhido pela SpaceX vai ser lançado pela segunda vez, após estrear em novembro de 2020, na Califórnia. O foguete foi transportado para a Flórida em março deste ano.

O Falcon 9 levou quatro astronautas na cápsula Dragon, no dia 26 de fevereiro. Imagem: NASA/Divulgação

O lançamento seguinte do Falcon 9 está agendado para o dia 1º de junho, às 13h25 (horário de Brasília). Na ocasião, o foguete vai levar o satélite de rádio SXM-8 de 7 toneladas da SiriusXM, que chegou às instalações da SpaceX no início de maio. Essa missão pode ser adiada, mas seguirá no começo do próximo mês.

Por fim, menos de três dias após a data prevista do lançamento do pesado satélite, o Falcon 9 vai carregar a segunda espaçonave de carga Dragon para a ISS. A Nasa confirmou o voo para o dia 3 de junho, às 14h (horário de Brasília), completando assim os oito voos do foguete em menos de seis semanas.

Via: Tesla Rati

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 17 de maio de 2021 19:06

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Karol Albuquerque