A partir do dia 29 de maio, todas as 380 partidas da Série A do Brasileirão serão exibidas pelo Paramount+, streaming do grupo Viacom e CBS, nos Estados Unidos. O comunicado da companhia foi feito na tarde desta segunda-feira (17).

O acordo, que vai até 2023, foi fechado entre a plataforma e a companhia 1190 Sports, responsável por comercializar os direitos internacionais do torneio. Isso significa que os jogos não poderão ser assistidos no Brasil, já que o conteúdo de cada streaming varia de acordo com direitos de exibição dos estúdios para com o país que o disponibiliza.

No Brasil, as transmissões dos jogos são do Grupo Globo e da Turner, dona da TNT, CNN e Turner Sports.

Leia mais:

publicidade

O acordo vai catapultar o número de jogos de futebol ao vivo que serão disponíveis pela plataforma em mais de 1.400.

Além do Brasileirão, a Paramount+ também possui os direitos de exibição da Liga dos Campeões da UEFA e da Liga Europa, Liga Nacional de Futebol Feminino, competições de seleções da CONCACAF (incluindo algumas eliminatórias da Copa do Mundo dos EUA), a Série A da Itália e a Liga Profissional de Futebol da Argentina.

Enquanto isso, nas outras plataformas americanas, o ESPN+, da Disney, adicionou a La Liga Espanhola, e o Peacock, da NBC e Universal, comprou a exibição da Premier League inglesa.

Assinaturas a todo vapor

Lançado nos Estados Unidos em 4 de março, o Paramount+ foi o resultado de uma transformação na antiga plataforma do grupo ViacomCBS, o CBS All Access. A modificação da plataforma também resultou em números gloriosos para a empresa.

Atualmente, o grupo ViacomCBS detém mais de 36 milhões de assinantes distribuídos entre o Paramount+, o Pluto TV e a Showtime. Mas, o diretor financeiro Naveen Chopra garante: “a maior parte de nossos novos assinantes são do Paramount+, e majoritariamente dos Estados Unidos”.

Como o Paramount+ funciona no Brasil?

No Brasil, a plataforma da ViacomCBS cobra uma mensalidade de R$19,90 para oferecer conteúdo da Paramount e parte do catálogo da CBS, Showtime, MTV e Nickelodeon. Como não poderia deixar de ser, o serviço também conta com produções originais e filmes adicionados logo após a janela de exibição nos cinemas.

'Schitt’s Creek'. Imagem: Paramount/Divulgação
Queridinha da crítica, a ‘Schitt’s Creek’ pode ser encontrada na plataforma. Imagem: Paramount/Divulgação

É possível assinar o streaming diretamente pelo site (pelo aplicativo no Fire TV Stick, e em breve para Android e iOS), ou por meio de parceria com outras distribuidoras, como distribuidoras, como a Apple TV e a Amazon Prime Video. O preço cobrado mensalmente será o mesmo, e as duas formas também dão a primeira semana grátis.

O que assistir na plataforma?

Como os estúdios que fazem parte da ViacomCBS já tinham contrato com outras plataformas de streaming no Brasil, parte do conteúdo da Paramount+ também já podia ser encontrado em outros serviços – especialmente a Amazon Prime Video e Globoplay. Séries como ‘The Handmaid’s Tale’, ‘Dexter’, ‘The Office’, ‘iCarly’ e ‘Elementary’ já estavam disponíveis por aí.

Handmaids tale
‘The Handmaid’s Tale’ estará no Paramount+. Crédito: Hulu/Divulgação

Outras séries até já fizeram parte do catálogo passado dos concorrentes, mas saíram e agora só estão na Paramount+, como ‘Californication’, ‘The Good Wife’, ‘Twin Peaks’ (a original de 1990) e ‘Frasier’. Alguns realities até têm temporadas em outras plataformas, mas contam com mais conteúdo no novo serviço, especialmente os da MTV, como ‘De Férias com o Ex’, ‘Jersey Shore’ e ‘Are You The One?’.

Com informações do Jornal O Globo e do Engadget.