Uma mensagem falsa com um cronograma de vacinação contra a Covid-19 está circulando no WhatsApp. O texto mostra uma suposta previsão do governo estadual de imunizar toda a população de até 18 anos em poucos meses, até o começo de agosto.

Em contato com o Olhar Digital, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo afirmou que o cronograma mostrado na mensagem é completamente falso. No momento, já foram imunizados os idosos com mais de 60 anos e a campanha agora começa a abranger o grupo com comorbidades.

É falsa mensagem que informa aceleração da vacinação contra Covid-19 em São Paulo
Imagem: Divulgação SP

Leia também:

Mensagem falsa WhatsApp

Na última semana, nclusive, o Instituto Butantan paralisou a produção da Coronavac pela falta de insumos. O laboratório já informou que isso deve afetar a entrega dos imunizantes, o que pode atrasar o cronograma de vacinação.

publicidade

O Instituto Butantan disse que aguarda a liberação de 10 mil litros de IFA da China, para a produção de cerca de 18 milhões de doses da CoronaVac. “Até o fim da semana passada, havia a perspectiva de autorização de exportação no dia 13. Na reunião de hoje, vimos que essa previsão não vai se cumprir. Portanto, não temos data neste momento para essa autorização. Estamos aguardando, isso pode acontecer a qualquer momento, mas por enquanto não há essa previsão”, explicou Dimas Covas, diretor do laboratório, na última quinta-feira (13).

O Ministério da Saúde diz ainda que os prazos para vacinação dependem da disponibilidades das farmaceuticas de entregarem os produtos dentro do calendário. A intenção, como foi destacada pelo ex-ministro Eduardo Pazuello, é vacinar todos com mais de 18 anos até dezembro. No entanto, isso pode mudar dependendo da entrega das vacinas. Por tanto, qualquer mensagem que circule no WhatsApp informando datas de vacinação de grupos não selecionados é falsa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!