Após uma série de escândalos envolvendo os Globos de Ouro, o site IMDb, base de dados online de informação sobre filmes e séries, pertencente à Amazon, decidiu remover menções ao prêmio na página dos artistas.

Anteriormente, o título de “vencedor (a)” ou “indicado (a)” ao Globo de Ouro era listado como uma classificação de prêmio principal no perfil de qualquer figura ou produção com página no site, onde costumava a ser listado junto ao BAFTA, ao Emmy e ao Oscar. Agora, o título foi rebaixado. Confira:

publicidade
Página do IMDB de Julia Louis-Dreyfus
Comparação da nova menção a prêmios no IMDb. Créditos: Reprodução

Leia mais:

De acordo com o crítico Erik Anderson, com a mudança, o prêmio do sindicato dos atores, o Screen Actors Guild Awards, passará a ser uma nova classificação no IMDb.

Procurado pelo Olhar Digital, o IMDb não se pronunciou sobre a mudança até o fechamento desta matéria.

Polêmica de “Ouro”

Esse é mais um episódio da série de boicotes que a Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association, HFPA em inglês) vem levando desde que uma investigação do jornal Los Angeles Times divulgou, em fevereiro deste ano, que a associação contava com um corpo votante “pouco diverso”, além de alguns lapsos éticos da associação, envolvendo suborno e desinteresse, ao longo dos anos.

Tom Cruise no Globo de Ouro
Tom Cruise anunciou que devolverá suas 3 estatuetas do Globo de Ouro. Créditos: Divulgação/Shutterstock

Desde a reportagem, uma série de entidades da indústria vêm deixando de se associar à premiação. Estúdios como Warner, Netflix e Amazon, divulgaram que não submeteriam mais suas produções para concorrerem ao prêmio.

O astro Tom Cruise (‘Missão: Impossível‘) foi ainda mais radical e anunciou que devolveria seus três Globos à HFPA.

Com informações do Twitter e do IMDb.