Nesta terça-feira (18), o Clubhouse, aplicativo de salas de áudio mais popular do momento, foi finalmente disponibilizado para dispositivos Android do Brasil, Japão e Rússia. O país tupiniquim é um dos primeiros fora da língua inglesa a receber o app, que atualmente está em fase beta.

O lançamento no Brasil já havia sido anunciado no último domingo (16), em um tuíte postado pelo próprio Clubhouse. Na publicação, o aplicativo afirma ainda que a ferramenta será disponibilizada para Nigéria e Índia na manhã da próxima sexta (21). Os demais países deverão receber o app ao longo da semana, com prazo máximo até a tarde do dia 21.

publicidade

A medida mostra o desejo do Clubhouse de expandir o seu alcance ao redor do mundo. O app estava disponível apenas para dispositivos iOS, mas desde o último dia 9, passou a ser disponibilizado para usuários Android — tendo em vista que o sistema operacional representa 72,2% do mercado global, de acordo com dados da Statcounter.

No entanto, por ser um app relativamente novo (lançado em março de 2020) e estar em fase beta, a expansão está sendo controlada.

Além da necessidade de um convite para começar a usar a ferramenta, os novos usuários do Clubhouse que possuem dispositivos Android terão que entrar em uma fila de espera para poder baixar o aplicativo.

Caso esteja interessado em testar a nova rede social febre do momento, acompanhe o tutorial abaixo.

Leia mais:

Como baixar o Clubhouse em seu dispositivo Android

Caso esteja em uma das regiões que já tenham disponibilizado o aplicativo, vá no Google Play e busque por “Clubhouse”. Certifique-se de escolher o app cuja desenvolvedora é a Alpha Exploration. Toque em “Fazer pré-registro” para entrar na fila de espera de download da ferramenta.

App Clubhouse no Google Play

Feito isso, o app vai te dar duas opções: fazer o download automaticamente caso tenha escolhido a opção “Instalar quando disponível” ou possibilitar que o download manual seja feito quando chegar sua vez na fila ao escolher a opção “Ok”.

Confirmação de entrada na fila de espera

Caso tenha optado pelo download manual, uma notificação do Clubhouse avisará quando o app estiver disponível para ser baixado. Basta entrar novamente no Google Play e tocar em “Instalar”.

Instalando o app Clubhouse

Feito isso, abra o app em seu dispositivo Android. É bom lembrar que o acesso só poderá ser realizado caso o indivíduo tenha recebido um convite de outro usuário. Neste caso, toque em “Have an invite text? Sign in” para prosseguir.

Fazendo o acesso no app

Adicione o número do seu smartphone e, depois, confirme o código de segurança enviado para o seu dispositivo.

Adicionando o número do smartphone

Insira o seu nome e sobrenome e escolha um nick para o seu usuário. Vale também colocar uma foto para personalizar o seu perfil no Clubhouse.

Inserindo os dados pessoais de perfil no Clubhouse

O app vai possibilitar que o usuário escolha temas de preferência, que encontre pessoas de sua agenda de contatos e vai sugerir algumas personalidades para serem seguidas. Após todo esse processo — que pode ser ignorado — o usuário finalmente terá acesso ao Clubhouse.

Página inicial do Clubhouse

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!