Durante o Google I/O 2021, a empresa de Mountain View anunciou o Smart Canvas, um conjunto de novos recursos para o Google Workspaces – a suíte que contempla o Docs, Sheets, Slides e outras ferramentas de escritório – no intuito de aprimorar a experiência de colaboração entre os funcionários de uma companhia.

São várias novidades prometidas para algum momento entre hoje (18) e o final de 2021, adicionando recursos como legendas, novos formatos de escrita, suporte a emojis e outros benefícios. Confira todos eles a seguir:

publicidade

Leia também

Integração do Docs com o Meet

A novidade mais evidente do Smart Canvas é a integração entre o Google Docs e outras aplicações com a ferramenta de videochamada Google Meet. Segundo o Google, você poderá fazer a transição entre a edição de um documento e a apresentação dele em uma chamada sem interrupções.

Pelo que a empresa deu a entender, inicialmente a edição fica paralisada quando a chamada está em curso, sendo retomada em seguida. Entretanto, até o segundo semestre, será possível editar documentos ao mesmo tempo em que você participa de uma reunião com a sua equipe – desde que tudo esteja acontecendo por meio da interface web.

Finalmente, nos próximos meses, o Meet terá uma novidade própria: a inclusão de legendas automáticas em quatro idiomas, incluindo o português brasileiro.

GIF mostra novo recurso do Smart Canvas em ação, selecionando uma chamada de vídeo em curso a partir do Google Docs
Integração entre o Docs e o Meets chega nos próximos meses e permitirá que você acesse reuniões em curso diretamente de um documento. Imagem: Google/Divulgação

Menções, arquivos e reuniões relacionadas em tempo real

Hoje, você já pode indexar uma pessoa a um comentário ou função dentro de um documento – basta que você a nomeie diretamente usando o “@” seguido de seu nome. Nos próximos meses, porém, o Smart Canvas deve entregar uma versão mais inteligente que, além de nomear um usuário diretamente, permitirá que você veja e selecione arquivos e reuniões relacionadas à pessoa mencionada.

Será possível até mesmo ver se a pessoa está em uma reunião e, se for pertinente ao documento em edição, juntar-se ao encontro virtualmente com alguns cliques.

Além disso, esse novo formato também permitirá uma melhor integração entre arquivos relacionados: por exemplo, se você linkar um arquivo em outro, ao passar com o mouse por cima do mencionado, uma prévia dele será exibida em sua tela, sem você precisar acessá-lo diretamente ou mudar de aba/janela.

Arquivos sem bordas, reações com emojis, novos templates inteligentes e listas de tarefas por pessoa no Docs

O Google Docs deve ganhar, nos próximos meses, um novo formato de exibição, que permite que você controle as bordas do documento apenas arrastando com o mouse. A novidade deve servir para quem quer trabalhar textos em formatos diferentes do padrão A4 (folha na vertical).

A ideia é tornar o Docs mais versátil no uso de diversos dispositivos, acomodando o conteúdo a qualquer tipo de tela e simplificando a visualização de tabelas e margens especiais. Quando você for converter uma cópia do documento para PDF ou desejar fazer uma impressão, será possível voltar ao formato padrão.

Em alguns meses, atualização do Google Docs (dentro da linha Smart Canvas) permitirá que você ajuste o tamanho das margens de um documento
Formato sem bordas do Google Docs permitirá que você edite um documento dentro de várias perspectivas e formatos de exibição. Imagem: Google/Divulgação

Como algo minoritário, porém digno de nota, o Smart Canvas também implementará a reação por emojis em documentos compartilhados via Docs nos próximos meses.

Já para esta semana, também entrarão no editor de textos novos formatos de tabela, como templates montados para enquetes. Listas de tarefas também serão posicionadas no Google Docs, que permitirá que você estabeleça uma relação de responsabilidades a ser atribuída para cada pessoa que participe daquele documento.

Mais além, informações relevantes de reuniões sobre aquele documento – incluindo listas de tarefas, calendários e reuniões, poderão ser convertidos para o Docs, que vai copiar o design de outros produtos da empresa – como a Agenda.

Fórmulas sugeridas e linha do tempo no Sheets

O Sheets vai ganhar uma visualização de linha do tempo, atribuída às tarefas posicionadas sobre os membros das equipes. Desta forma, será possível gerenciar o tempo dedicado às responsabilidades de cada um e otimizar o fluxo de trabalho.

Também no Sheets serão sugeridas fórmulas analíticas para que o time consiga tirar melhores insights dos dados de uma tabela, aumentando a capacidade de compreensão de dados e minimizando erros.

Graças ao Smart Canvas, em alguns meses, tabelas construídas pelo Sheets terão visão de linha do tempo, permitindo que você acompanhe o progresso de seus projetos
Visualização em linha do tempo no Sheets permitirá que você acompanhe o progresso de trabalhos de longa duração. Imagem: Google/Divulgação

Salas do Google Chat permitirão a edição em tempo real de documentos

Mudanças em arquivos do Workspaces serão feitas em tempo real durante conversas mantidas pelo Google Chat, permitindo que o time interaja na hora em que os documentos precisarem de revisões e alterações. A novidade já está disponível para o Docs e para o Sheets, e deve chegar ao Slides nas próximas semanas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!