Nesta semana, o PIX completou seis meses em operação e já registrou mais de 1,5 bilhão de transações realizadas até o momento, respondendo pela movimentação de mais de R$ 1,1 trilhão, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC).

Ao todo, foram cadastradas mais de 242 milhões de chaves, sendo cerca de 5,5 milhões referentes a empresas e 83 milhões provenientes de usuários pessoas físicas.

publicidade

Ainda segundo a instituição, cerca de 5 milhões de brasileiros usaram o PIX, seja para pagamentos ou recebimentos, desde o lançamento. Isso é o equivalente a 45% da população adulta do Brasil.

Imagem mostra logo do Banco Central do Brasil, o Bacen
PIX é um sistema lançado pelo BC em novembro de 2020 e já completa mais de 242 milhões de chaves cadastradas. Crédito: Jo Galvao/Shutterstock

“Milhões de brasileiros já usam o sistema no seu dia a dia e o pagamento para empresas está com uma taxa média de crescimento bastante acelerada, em 57,5% ao mês”, afirmou o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

publicidade

Ainda segundo o executivo, o PIX figura entre os sistemas que tiveram adoção mais rápida, na comparação com outros do tipo no mundo. “É um meio de pagamento prático, rápido, acessível e seguro, que traz facilidade e gera novos modelos de negócio”, completou.

O PIX começou a funcionar oficialmente em 16 de novembro do ano passado. Em abril deste ano, o número de transações efetuadas por meio do sistema já era maior do que a quantidade de TEDs e DOCs, bem como cheques e boletos somados.

publicidade

Também em abril, graças às transações realizadas no sistema, o Brasil se tornou o 8º país do mundo com mais transações instantâneas efetuadas.

Segundo comunicado do banco, o instrumento foi criado “em processo de intenso diálogo com a indústria e sociedade civil” e “se consolidou como uma das principais formas de pagamento no país”.

publicidade

Veja também!

Evolução do sistema

Desde que foi lançado, o PIX já recebeu alguns aprimoramentos. No primeiro trimestre de 2021, o sistema ganhou a funcionalidade de integração da lista de contatos de usuários no smartphone, a fim de facilitar identificar quem já tem chave cadastrada.

Mais recentemente, em maio, o BC anunciou o PIX Cobrança, com intuito de permitir pagamentos com data limite para vencimento – considerada pelo mercado uma alternativa (ou até mesmo algo que pode ser futuramente um substitutivo) ao boleto.

Os próximos passos englobam o lançamento do PIX Saque e PIX Troco, para permitir, respectivamente, saques de moeda em espécie e a devolução da diferença de valores em pagamentos.

Além disso, até o final deste ano, o roadmap da instituição inclui a inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis pelo sistema; PIX Aproximação e PIX offline, para permitir realização de transações via sistema entre usuários que estejam sem acesso à internet.