Zhang Yiming anunciou, nesta quinta-feira (20), que deixará o cargo de CEO da ByteDance, dona do TikTok e a startup mais valiosa do mundo. O executivo participou da fundação da empresa, em 2012, e agora deixará o cargo de líder para assumir outro papel na companhia.
“Me preocupo por estar confiando demais nas ideias que tinha antes de abrir a empresa e não me desafiei atualizando esses conceitos”, afirmou Yiming no comunicado oficial em que anunciou sua decisão.
O executivo informou que outra pessoa pode impulsionar melhor o progresso em áreas como a melhoria da gestão diária. “A verdade é que me faltam algumas das habilidades que tornam um gerente ideal. Estou mais interessado em analisar os princípios organizacionais e de mercado e alavancar essas teorias para reduzir ainda mais o trabalho administrativo, em vez de realmente gerenciar pessoas. Da mesma forma, não sou muito sociável, preferindo atividades solitárias, como estar on-line, ler, ouvir música e sonhar acordado com o que pode ser possível”, completou.
A posição de CEO da ByteDance passará para Liang Rubo, cofundador da empresa e atual dirigente do setor de recursos humanos. Zhang Yiming relatou que Rubo é um “parceiro inestimável” e que a discussão para passar o cargo de CEO acontece desde março.
Leia também!
- ByteDance, do TikTok, pode ter que desembolsar US$ 11 milhões por evasão fiscal
- Nova rede social conecta marcas e pessoas com restrição alimentar
- Proteja seus dados: saiba o que não compartilhar nas redes sociais
Segundo a ByteDance, a transição do cargo ocorrerá nos próximos seis meses e Yiming assumirá um papel focado em “estratégia de longo prazo, cultura corporativa e responsabilidade social”.
Reflexos no TikTok
Apesar do grande anúncio da troca da liderança executiva da ByteDance, os reflexos no TikTok devem ser mínimos. Há um mês, a startup anunciou que o antigo diretor financeiro da Xiaomi, Chew Shouzi, assumirá o papel de CEO da rede social.
Chew ficará com o cargo de Vanessa Pappas, que dirigiu a empresa provisoriamente após a saída repentina de Kevin Mayer, ex-executivo da Disney, que ficou apenas quatro meses a frente da rede social.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!