Android 12 vai facilitar o uso de lojas de aplicativos alternativas

Um painel com vários aparelhos rodando o Android 12

Apesar de já permitir que os usuários instalem outras lojas de aplicativos, o Android nunca fez questão de facilitar o processo. Por padrão, a Play Store é a base para instalar novos apps ou procurar atualizações. No entanto, isso pode mudar no Android 12.

Segundo o portal XDA Developers, a próxima versão do sistema móvel será mais amigável com a instalação de aplicativos de terceiros. Por questões de segurança, a novidade vai funcionar sob certas condições. Outras lojas, por exemplo, se cumprirem os requisitos, não precisarão mais da interação do usuário para instalar ou atualizar aplicativos.

Atualmente, fora da Play Store este processo exige que os usuários primeiro confirmem uma instalação manualmente.

O que o Google vai exigir?

O Google estabeleceu algumas condições facilitar a vida de outras lojas no Android 12. De início, elas terão que funcionar apenas no Android 10 ou mais recente. Uma permissão específica do sistema (UPDATE_PACKAGES_WITHOUT_USER_ACTION) também deverá estar ativa para tudo funcionar.

No fim, é uma boa notícia para os desenvolvedores que preferem postar os seus apps em outras lojas. A funcionalidade também deve facilitar a instalação e a atualização de jogos que usam repositórios que não são hospedados na Play Store.

Alguns celulares já podem rodar a versão beta do Android 12

O Mi 11 Ultra é um dos celulares que vão receber a versão beta do Android 12. Imagem: Xiaomi/Reprodução

A primeira versão beta do Android 12 foi revelada pelo Google nesta semana, no primeiro dia da conferência I/O 2021. Como de costume, os primeiros celulares a receber a novidade serão os da linha Pixel. Mais especificamente os modelos listados abaixo:

Outras fabricantes também anunciaram seus próprios programas de testes do Android 12 para alguns modelos.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!