Devido as diversas dificuldades e dúvidas na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal criou um assistente virtual – também conhecido como ChatBot – para orientar os contribuintes na hora de elaborar o documento.

O aplicativo usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets iOS e Android. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa apenas atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store.

Segundo o Órgão, assim como toda a ferramenta de inteligência, o Assistente precisa de tempo para absorver e aprender informações, por isso, neste início, algumas dúvidas podem ficar ainda sem respostas, mas com o tempo e quantidade de usuários o sistema deve ir se atualizando.

publicidade

O Assistente chega em boa hora, já que o prazo para entrega da declaração de imposto de renda 2021 está terminando. O prazo vai até o dia 31 deste mês e a expectativa da Receita é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos.

Quem perder o prazo, estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Leia mais!

Retificando o IRPF

No caso do envio errado de informações, é possível fazer a correção enviando uma declaração retificadora à Receita Federal.

“A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso”, declara o órgão nacional.

A retificação pode ser feita por meio do programa da Receita Federal onde a declaração original foi feita. Basta selecionar a declaração que será corrigida, clicar sobre a ficha “Identificação do Contribuinte” e selecionar a opção “declaração Retificadora”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!