Os pesquisadores chineses, Weifeng Shi e George Gao, publicaram um artigo na revista científica Science que aponta o risco do surgimento de uma nova pandemia na Rússia. A suspeita surgiu após sete trabalhadores rurais serem diagnosticados com a cepa H5N8 do vírus da gripe aviária e se tornarem o primeiro caso identificado em humanos.

Segundo o Medical Xpress, os pesquisadores afirmam que o vírus é muito preocupante pela facilidade e rapidez na transmissão, o que pode transformá-lo em pandemia. A cepa foi detectada pela primeira vez em um pato na China em 2010 e, em 2014, se espalhou por surtos no Japão e na Coreia do Sul. Em 2016 a doença já tinha se espalhado em diversos países da Europa e até nos Estados Unidos, e até 2020 cerca de 46 países registraram surtos da doença.

Ilustração gráfica de uma pandemia
Cientistas apontam o risco do surgimento de uma nova pandemia na Rússia.
Imagem: Shutterstock

Segundo a pesquisa, os trabalhadores da Rússia que foram infectados pelo vírus não apresentaram qualquer sintoma e, até o momento, não havia indicações da possibilidade de um humano infectar outro. Porém, depois da primeira infecção cruzada, o vírus pode se mutar facilmente e atingir outras vítimas.

Leia também!

publicidade

Shi e Gao apontaram que o medo de uma nova pandemia é real e que o vírus em questão possui uma alta taxa de letalidade. Eles usaram como exemplo a testagem nos trabalhadores rurais que só aconteceu após a morte de 101 mil galinhas.

Apesar de assustador, os pesquisadores pontuaram que ainda não é tarde para controlar e impedir uma nova pandemia. Shi e Gao alertaram para importância da vigilância em mercados vivos, aves selvagens e fazendas. Além da implementação de medidas padrão para o controle de infecção, disponibilizando às empresas farmacêuticas a possibilidade de já trabalhar em vacinas contra o vírus em questão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!