Um foguete B1067, primeiro estágio de um Falcon 9, foi entregue pela SpaceX à estrutura da empresa na Flórida, Estados Unidos. É a primeira entrega do tipo em oito meses, quando a companhia de Elon Musk entregou o B1062.

O B1067 será usado pela SpaceX no lançamento da embarcação cargueira Dragon 2, prevista para 3 de junho, às 14h25 (horário de Brasília). É a segunda missão de entrega de carga da Dragon 2 para a Nasa (codinome “CRS-22”), direcionada à Estação Espacial Internacional (ISS).

Leia também

Imagem mostra um propulsor de um foguete Falcon 9, da SpaceX, em trânsito na traseira de um enorme caminhão, seguido de uma van com sirenes acesas
Um propulsor B1067, do foguete Falcon 9, foi visto sendo entregue pela SpaceX à estrutura da empresa na Flórida. Imagem: Reagan/@bluemoondance74

A expectativa é a de que, após o lançamento, o propulsor seja reutilizado em missões subsequentes – a mesma Dragon 2 tem outro voo marcado para agosto (“CRS-23”).

publicidade

A fabricação de novos primeiros estágios para os Falcon 9 tem sido relativamente rara nos últimos meses, já que a SpaceX tem outro projeto em mãos: o desenvolvimento de um foguete ainda mais poderoso, o Falcon Heavy, com missões programadas para o segundo semestre deste ano.

Falando nos propulsores Falcon Heavy, três deles – B1064, B1065 e B1066 – estão armazenados em Cabo Canaveral, aguardando integração com o primeiro lançamento do modelo desde 2019, previsto para julho deste ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!