Para quem procura estudar e potencializar as chances de um futuro promissor, então com certeza um curso técnico ou superior de tecnologia é de interesse. Os jovens já podem se inscrever pela internet para concorrer às 64.146 vagas, distribuídas entre os cursos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Os processos seletivos do Centro Paula Souza (CPS) oferecem o Sistema de Pontuação Acrescida com acréscimo de pontos à nota final: 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Caso o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

As Etecs e Fatecs disponibilizam tanto o computador como o acesso à internet aos interessados na inscrição. Para acessar os equipamentos, precisar usar máscara de proteção facial e respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS. Além disso, devem entrar em contato com a unidade para confirmar o horário de atendimento e realizar o agendamento.

A seleção dos convocados é através da análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. Os cursos terão o início pelos formatos remoto ou híbrido (parte presencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas e seja possível o retorno às aulas presenciais nas Etecs e Fatecs.

publicidade

Vestibular para Etecs

As Etecs oferecem 45.986 vagas no segundo semestre para cursos técnicos e de especialização técnica. As inscrições podem ser feitas até as 15 horas do dia 2 de junho, somente pela internet. A taxa integral da inscrição é de R$ 19.

Para se inscrever em um dos cursos técnicos, basta:

  • Ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio;
  • Apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Ademais, o candidato que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 deve apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Já para as vagas de Especialização Técnica, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e o Ensino Técnico associado ao curso de especialização de interesse, conforme relação disponível na internet.

Leia mais:

Vestibular para Fatecs

Para as Fatecs, o segundo semestre oferece 18.160 vagas, distribuídas entre os 84 cursos de graduação tecnológica. O prazo de inscrições vai até as 15 horas do dia 7 de junho, exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br. O valor integral da taxa do Vestibular é de R$ 39.

Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da segunda série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes ao segundo termo deste ciclo, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!