A inteligência artificial é um avanço da tecnologia que inova diversas tarefas rotineiras. Cada vez mais lapidada, a ferramenta já é capaz de gerar um texto coerente, levantando também a questão de que pode ser usada como uma fonte de desinformação e mais notícias falsas.

Uma equipe de especialistas em desinformação demonstrou como é poderoso o algoritmo, chamado GPT-3. Por mais que a inteligência artificial possa não ser compatível, os resultados sugerem que a tecnologia pode amplificar algumas formas de enganar as pessoas.

publicidade

Ao longo de seis meses, um grupo do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente da Universidade de Georgetown usou GPT-3 para gerar desinformação, como: histórias em torno de uma narrativa falsa, artigos de notícias alterados e tuítes sobre pontos específicos de desinformação.

“Com um pouco de curadoria humana, o GPT-3 é bastante eficaz” quando se trata de enganar e promover fake news, disse Ben Buchanan, professor de Georgetown envolvido no estudo. Além disso, os pesquisadores dizem que o GPT-3 – ou um algoritmo de linguagem de inteligência artificial parecida – pode ser bem convincente para gerar mensagens curtas nas redes sociais.

publicidade

Leia mais:

Além disso, os pesquisadores descobriram que a escrita da inteligência artificial pode influenciar as opiniões de diversos leitores. Um dos professores da Universidade de Indiana, Mike Gruszczynski contou que não ficaria surpreso em ver a inteligência artificial assumir um papel maior nas campanhas de desinformação. 

publicidade

Ele ressalta que os robôs têm desempenhado um papel fundamental na divulgação de notícias falsas nos últimos anos, com isso, a inteligência artificial pode ser usada para gerar fotos falsas de perfis de mídia social: “Eu realmente acho que o céu é o limite, infelizmente.”

Os pesquisadores da OpenAI criaram o GPT-3 alimentando grandes quantidades de texto extraído de fontes da web (como o Wikipedia e Reddit), para um algoritmo de inteligência artificial lidar com a linguagem. 

publicidade

O GPT-3 atinge os usuários com o domínio da linguagem e o desafio é se comportar cada vez mais como um humano. Buchanan esclareceu que o algoritmo não parece ser capaz de gerar artigos coerentes e persuasivos de maneira confiável ainda. “Os adversários com mais dinheiro, mais capacidades técnicas e menos ética poderão usar melhor a inteligência artificial”, relatou.

Fonte: Wired

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!