Uma nova patente solicitada pelo Google indica que os smartphones Pixel podem adotar uma câmera frontal sob o display em modelos futuros. O documento inteiro tem 23 páginas, mas fala em detalhe sobre a adoção de “um segundo display” acompanhado de “um prisma” para implementar o recurso.

Em termos técnicos: por baixo do display OLED principal, o Google argumenta o posicionamento de um display secundário, posicionado de frente para um prisma. Quando a câmera estiver em uso, esse prisma vai girar, permitindo a entrada de luz para a selfie. Com a câmera sem uso, o prisma volta para a posição normal. Evidentemente, o Pixel não exibiria a câmera frontal sob o display.

Leia também

Montagem mostra o funcionamento de patente do Google para a linha de smartphones Pixel, que pode trazer uma câmera frontal sob display
Site criou gráfico detalhando o funcionamento de uma patente de câmera do Google de forma prática: câmera sob display contaria com um prisma que controlaria a entrada de luz. Imagem: Let’s Go Digital/Reprodução

Câmeras escondidas sob a tela não são exatamente uma novidade, mas a tecnologia ainda não “pegou” simplesmente porque, dos modelos lançados com o recurso até hoje, poucos são os que conseguem tirar uma selfie de qualidade.

publicidade

Por isso, diversos formatos de câmeras frontais foram criados: o “notch” (o entalhe superior da tela), o “punch hole” (um buraquinho também no topo da tela) e até um mecanismo que “flipa” a câmera traseira para fotos frontais são apenas alguns dos exemplos.

Como toda a patente, ainda não podemos afirmar quando o Google vai implementar esse novo formato em seus smartphones Pixel. Na verdade, não se pode nem afirmar que o Google vá fazer isso de fato: um uso comum para patentes também é o de empresas apenas necessariamente assegurarem direitos sobre uma tecnologia, e podem nem mesmo virar produtos finais.

O próximo smartphone do Google é o Pixel 6, que rumores indicam chegar entre setembro e outubro de 2021. Pelos vazamentos que vêm aparecendo por aí, o modelo ainda deve centralizar a câmera frontal fora do display, na parte de cima, então a patente evidentemente não se refere a ele.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!