Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (25) sobre ‘Dom‘, série nacional exclusiva do Amazon Prime Video, o diretor Breno Silveira (‘2 Filhos de Francisco’) afirmou que a produção será responsável por contar “os verdadeiros fatos” da história de Pedro “Dom” Machado Lomba Neto, jovem carioca de 23 anos que chefiou uma violenta quadrilha especializada em assaltar edifícios.

“Foram muitas histórias [oferecidas para a Amazon] até a gente chegar aqui (…) Chegamos com muitas histórias e eles escolheram essa”, explicou o diretor, que coletou informações sobre a infância e história do criminoso com o próprio pai, o policial civil aposentado Luiz Victor Dantas Lomba. “[Antes de falecer], ele me contava que achava que a mídia tinha tratado o filho dele como monstro e, nessa série, mostramos os verdadeiros fatos”.

A série conta a história de como Pedro "Dom" (Gabriel Leone), filho do policial Victor (Flavio Tolezani), se tornou líder de uma facção criminosa no Rio de Janeiro (RJ). Imagem: Divulgação
A série conta a história de como Pedro “Dom” (Gabriel Leone), filho do policial Victor (Flavio Tolezani), se tornou líder de uma facção criminosa no RJ. Imagem: Divulgação

Um depoimento de Vitor dado há 10 anos, um livro escrito por Tony Bellotto, as notícias da época divulgadas pela imprensa… Silveira admite que houve “muitas fontes” para a construção de ‘Dom’, e que reunir o material todo foi um processo que durou “muitos anos”. Ele conta, então que a entrada da plataforma de streaming para a produzir a história foi essencial para que o diretor “entendesse o bolo todo”.

“Tudo foi feito de forma muito gigante. 164 locações diferentes. Nunca foi feita uma série desse tamanho no Brasil, [então], não se perder nisso tudo era um desafio louco. A vida não faz sentido, mas o roteiro precisa fazer”, declarou o cineasta, que ainda apontou que ‘Dom’ foi gravada 100% em ambiente real e nada em estúdios.

publicidade

Questionado se a produção poderia, de alguma forma, fazer apologia às drogas, Silveira negou tal premissa e afirmou que, no decorrer dos oito episódios da série, o público irá “entender mais e mais onde a droga, de verdade, socialmente afeta”.

Breno Silveira, showrunner e diretor de 'Dom, em entrevista coletiva. Imagem: Reprodução
Breno Silveira, showrunner e diretor de ‘Dom, em entrevista coletiva. Imagem: Reprodução

Flavio Tolezani (‘Verdades Secretas’), que dá vida na produção ao pai de Pedro Dom, elogiou o trabalho “muito preciso e sensível” do diretor – que, inclusive, escolheu o ator após uma cena em teste na qual ele não precisou falar nada. “Fiquei muito impactado por serem fatos [que criaram a série]. Breno [Silveira] criou todo o roteiro de forma muito precisa e sensível, e guiou a gente através do que o Vitor [verdadeiro] tinha relatado, por ter tido esse contato real”, explicou.

As atrizes Isabela Santoni (‘Malhação Sonhos) e Raquel Villar (‘Amor à Vida’) também elogiaram a direção de ‘Dom’, apontando o nível de alta qualidade na produção e a singularidade de cada personagem. “[Silveira] deu liberdade dentro do roteiro e me senti a vontade para propor (…) os personagens da série são muito singulares e muito únicos, e causam muito impacto durante a história toda”, comentou Santoni

“O exterior está olhando para a gente. O Brasil tem uma cultura muito rica. A produção [de ‘Dom] está pronta para mostrar um outro lado, o de que ‘estamos num nivel muito bom’ [de produções audiovisuais]”, destaca Villar, que vive em Berlim, na Alemanha, desde 2014 e já atuou em diversas em produções internacionais.

A série conta a história de como Pedro "Dom" (Gabriel Leone), filho do policial Victor (Flavio Tolezani), se tornou líder de uma facção criminosa no RJ. Imagem: Divulgação
A série conta a história de como Pedro “Dom” (Gabriel Leone), filho do policial Victor (Flavio Tolezani), se tornou líder de uma facção criminosa no RJ. Imagem: Divulgação

Sobre o lançamento e o impacto que a produção pode causar no exterior, a Head de Conteúdo Original do Amazon Studios no País, Malu Miranda, enalteceu o crescimento e força do Brasil no streaming e diz acreditar que o projeto será um sucesso. “A força do storytelling do Brasil é extremamente forte. ‘Dom’ foi traduzido em mais de 30 línguas e para mais de 200 países”, detalha ela, que brinca ao dizer que os dubladores na França e na Espanha gostaram tanto da produção que viraram fãs de Gabriel Leone e de todo o elenco. “Estes são alguns sinais de que a série será um sucesso”.

Falando no protagonista da série da Amazon, Gabriel Leone (‘Eduardo e Mônica’) rasgou elogios ao diretor e a produção, afirmando que a trama é a oportunidade perfeita para “contar a história além do papel, além do que foi dito”. O ator também brincou ao dizer que não é loiro ou com olhos claros tal qual o Pedro Dom da vida real, e revelou que usar lentes de contato e “ficar irreconhecível em frente ao espelho” foi um dos maiores desafios durante as gravações. “Foi uma entrega fisica e psicológica muita grande”, afirmou Leone.

Para concluir, Silveira revelou que o ultimo dia de gravações de ‘Dom’ ocorreu no primeiro dia de lockdown parcial no Rio de Janeiro, em maio de 2020, e comentou que espera que a história toque o coração do público. “Gosto de emocionar as pessoas, se não consigo, fico maluco. Então, espero que essa história emocione muita gente. Fundamentalmente, é uma história humana, por isso que acho que vai impactar o mundo”, declarou o diretor.

Sobre ‘Dom’: sinopse e data de lançamento

Elenco de 'Dom', série nacional original do Amazon Prime. Imagem: Divulgação
Elenco de ‘Dom’, série nacional original do Amazon Prime. Imagem: Divulgação

Inspirada em fatos, a série conta a história de como Pedro “Dom” (Gabriel Leone), filho do policial Victor (Flavio Tolezani), se tornou líder de uma facção criminosa no Rio de Janeiro (RJ). O elenco também conta com Filipe Bragança, Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco, Digão Ribeiro e mais.

Leia mais:

A sinopse oficial revelada pela Amazon diz: “A série conta a história de um belo rapaz da classe média carioca que foi apresentado à cocaína na adolescência, colocando-o no caminho para se tornar o líder de uma gangue criminosa que dominou os tablóides cariocas no início dos anos 2000: Pedro Dom. Alternando entre ação, aventura e drama, Dom também acompanha o pai de Pedro, Victor Dantas, que, na adolescência, faz uma descoberta no fundo do mar, denuncia às autoridades e acaba ingressando no serviço de inteligência da polícia”.

Produção do estúdio Conspiração, e com Breno Silveira como showrunner e diretor, os oito episódios de ‘Dom’ chegam ao Amazon Prime Video em 4 de junho. Confira, abaixo, o trailer oficial da série:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!