Se você acha que a liderança nas vendas de videogames está entre o PlayStations 5 (PS5) ou os Xbox Series S e X, achou errado. O Nintendo Switch foi o console mais vendido do 1° trimestre de 2021, de acordo com um relatório divulgado pela consultoria Ampere Analysis.

O console da fabricante japonesa figurou à frente dos videogames da Sony e da Microsoft com uma alta de 12% nas vendas, se comparado ao mesmo trimestre do ano passado. Em termos concretos, o Switch vendeu 5,86 milhões de unidades, ao todo, nos primeiros três meses do ano.

PlayStations 5? Xbox? Nintendo Switch é o console mais vendido do 1° tri. Imagem: Ampere Analysis/Reprodução
PlayStations 5? Xbox? Nintendo Switch é o console mais vendido do 1° tri. Imagem: Ampere Analysis/Reprodução

Ainda conforme as perspectivas do site de análises, o Switch vai continuar a vender mais do que os dois consoles rivais ao longo de 2021. E o motivo? A crise global de chips semicondutores, causada pelos impactos da pandemia de covid-19. Essa dificuldade, que afetou em cheio o PS5 e os Xbox Series, deve persistir no decorrer do ano e permitir que a Nintendo continue na liderança das vendas – que, curiosamente, já admitiu que a escassez global dos componentes também atingirá a empresa.

A verdade é que não é novidade para ninguém os bons resultados do Switch no mercado. Recentemente, também foi divulgado que o console já vendeu 84,59 milhões de unidades desde o lançamento, resultados impressionantes após quatros anos de lançamento do videogame.

publicidade
Nintendo Switch. Imagem: Wachiwit / Shutterstock.com
Nintendo Switch é, atualmente, o console mais vendido em 2021. Imagem: Wachiwit / Shutterstock.com

Atrás do Switch, PS5 vendeu o dobro dos Xbox Series X/S

E não é só porque o Switch lidera em vendas que o PS5 está em “maus lençóis”. Muito pelo contrário, o novo console da Sony superou as vendas do PS4 no primeiro ano fiscal e tornou-se o videogame que mais rapidamente vendeu nos Estados Unidos (EUA), que é o maior mercado de games do mundo. Tudo isso, claro, em meio à pandemia e apesar da escassez global de semicondutores, que atrasou a produção e venda de novas unidades.

E conforme os dados revelados da Ampere Analysis, o PS5 vendeu o dobro da linha Xbox Series X/S – que é a concorrente direta. Tal como vemos pelo gráfico (veja acima), o console da Sony vendeu 2,83 milhões de exemplares, enquanto as plataformas da Microsoft venderam 1,31 milhões de unidades no mesmo período.

Leia mais:

É importante salientar que os valores levantados pela empresa correspondem a um cenário em que a indústria atravessa uma acentuada escassez de componentes. Caso o problema não existisse, certamente que a quantidade de exemplares vendidos dos três consoles – que já são incríveis – seriam muito superiores.

PlayStation 5 (PS5). Imagem: Girts Ragelis / Shutterstock.com
PlayStation 5 (PS5). Imagem: Girts Ragelis / Shutterstock.com

Fonte: Ampere Analysis

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!