Após quase cinco anos em desenvolvimento, o Fuchsia, novo sistema operacional do Google, finalmente chegará ao “grande público”. Segundo o site XDA Developers, o primeiro aparelho a receber o software será o Nest Hub de primeira geração.

O “smart speaker” foi lançado em 2018 e atualmente roda um sistema próprio baseado em Linux chamado Cast OS. Embora a atualização represente uma completa reorganização interna do software, para o usuário nada vai mudar. Nem na interface do aparelho, nem em seus recursos.

publicidade

Outros sistemas operacionais do Google, como o Android e Chrome OS, são baseados no Linux. Mas o Fuchsia é algo completamente novo, baseado em um microkernel chamado Zircon. Segundo o Google, trata-se de um sistema operacional “que prioriza a segurança, capacidade de atualização e desempenho”.

Leia mais:

Análise do código-fonte mostra que ele está sendo projetado para rodar em uma imensa variedade de dispositivos, de pequenos sensores e aparelhos conectados à “internet das coisas” até PCs desktop. Em 2018, um guia do Google mostrava como instalar e rodar o Fuchsia em um Pixelbook ou Intel NUC.

Apesar do lançamento no Nest Hub, o site oficial do Fuchsia frisa que ele é um produto “em desenvolvimento”, que “irá mudar com o tempo para atender às necessidades em constante evolução dos desenvolvedores, fabricantes e consumidores”.

Android 12 a caminho

Além do Fuchsia, o Google continua atualizando seus outros sistemas operacionais. Durante o evento Google I/O 2021, que ocorreu na semana passada, a empresa demonstrou o Android 12, próxima versão de seu sistema para smartphones e tablets, que deve ser lançado entre setembro e outubro deste ano.

Aparelhos rodando o Android 12
Um pouco da nova interface no Android 12 Beta. Imagem: Google

Do ponto de vista do usuário, a principal mudança é a nova interface, baseada em uma linguagem de design chamada “Material U”. Elementos na tela são mais arredondados, e um sistema de extração de cores cria temas para seu smartphone com base no papel de parede que você a definiu para a tela inicial.

O sistema também facilitará o uso de lojas de aplicativos de terceiros, além da loja oficial Google Play, e terá mudanças no sistema de widgets, que se tornarão mais poderosos. A primeira versão Beta do Android 12 já está disponível para download.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!