Os fones se tornaram itens cada vez mais necessários, com as fabricantes trazendo opções de acordo com o uso em home office ou externo. Pensando nisso, a Anker lançou no mercado o Soundcore Life Q20, um novo headphone bluetooth que tem uma característica híbrida. Mas a um preço de R$ 699, será que ele vale o investimento?

Imagem mostra uma parte do headset Soundcore Life Q20, da Anker, com a logomarca do acessório e da fabricante em destaque
O Soundcore Life Q20 da Anker traz uma carcaça robusta, mas com visual despojado, sem a agressividade dos “headsets gamer”. Imagem: Mario Kurt/Olhar Digital

O Soundcore Life Q20 é um produto que busca unir o visual chamativo dos fones gamer, mas sem a agressividade e cores gritantes, priorizando pela aparência mais arrojada de um aparelho corpulento, porém capaz de atender o uso casual e corporativo.

Disponível na cor cinza-grafite, ele segue o mesmo padrão por todo o corpo, com cores diferentes apenas em dois LEDs – um amarelo/verde, que indica o funcionamento do cancelamento de ruído; e outro que alterna entre verde e azul, simbolizando o fone ligado ou pareado na conexão Bluetooth.

Falando no cancelamento de ruído, ele é um dos carros-chefe desse fone: por meio de um botão dedicado na almofada esquerda, você consegue ligar ou desligar a função. O resultado disso é um controle maior na passagem de sons externos, mas sem comprometer a experiência sonora.

publicidade

Leia também

Vale lembrar que, com o recurso desligado, as almofadas ainda vão abafar estímulos de fora, mas você ainda conseguirá ouvir, por exemplo, motores de carros e ônibus nas ruas. Agora, quando você aciona o cancelamento, mal dá para ouvir o som do seu próprio teclado – algo essencial para quem trabalha em ambientes mais barulhentos.

Imagem mostra a lateral de um headset, enfatizando o botão de acionamento do sistema de cancelamento de ruído do acessório
O cancelamento de ruído é o melhor recurso deste headset da Anker, permitindo que você abafe sons bastante próximos, mas que você ouça barulhos externos quando necessário. Imagem: Mario Kurt/Olhar Digital

A reprodução sonora traz um equilíbrio razoável quando estamos falando de músicas que priorizem a voz ou tons agudos, mas a tecnologia BassUp, citada pela Anker como diferencial, acaba comprometendo um pouco a experiência aqui: os graves podem ficar evidentes demais em canções mais soturnas, abafando o resto dos instrumentos.

Entretanto, ela acaba sendo um ótimo mediador em videochamadas, evitando que o som de quem fala venha aos ouvidos de forma densa demais – pense na ligação onde a voz parece estar debaixo d’água: isso, felizmente, não acontece aqui

Durante as videochamadas, porém, veio o que consideramos o primeiro ponto negativo: o microfone embutido fica meio distante da boca e, talvez por isso, o som da sua voz acaba saindo meio distante para quem a ouve. Não raro, precisamos repetir frases algumas vezes – nada que tornasse impossível a condução de uma conversa, mas isso acabou atrapalhando um pouco a fluidez.

A ergonomia do Soundcore é também um de seus pontos altos: o arco se acomoda confortavelmente ao crânio, e não fica nem frouxo demais a ponto de cair se você balançar a cabeça, nem apertado demais a ponto de apertá-la demais como se fosse um alicate.

Além disso, as hastes laterais trazem um nível mais variado de ajuste que algumas outras marcas, facilitando o seu uso por vários perfis, desde usuários maiores até os menores. As almofadas também abraçam as orelhas de forma ergonômica, sem dobrá-las ou machucá-las, além de absorverem bem o suor decorrente do aquecimento.

Imagem mostra a lateral do headset Soundcore Life Q20, da Anker, ao lado de um smartphone rodando um aplicativo de música
A conectividade Bluetooth do acessório também é bem eficaz, evitando gargalos e falhas de conexão. Imagem: Mario Kurt/Olhar Digital

Falando dos acessórios, a Anker não disponibilizou nada de muito diferente das outras fabricantes: exceto por uma sacola exclusiva para transporte, a caixa do Soundcore Life Q20 vem com dois cabos – um auxiliar (conector híbrido de 3,5 milímetros) e um micro USB (para recarga da bateria).

Aqui, vale a ressalva: o cabo auxiliar tem mais ou menos o mesmo tamanho de um fone intra-auricular que você usa em seu smartphone, mas o micro USB tem pouco menos de 30 centímetros, então não espere usá-lo conectado a um desktop a não ser que a entrada esteja bem próxima de você. Fora isso, o manual de instruções e um disclaimer de uso saudável do aparelho complementam o pacote.

Finalmente, a bateria traz uma capacidade razoável, com 60 horas de uso contínuo sem o cancelamento de ruídos. Se esta função for acionada, a capacidade é reduzida para 40 horas. Nada muito fora do padrão do setor de headphones (e, certamente, bem mais vantajoso que os fones true wireless).

Em aproximadamente cinco horas de uso, fomos de 100% a 60% de carga, alternando o uso do cancelamento de ruído. Uma vantagem, porém, é a recarga rápida: cinco minutos no cabo e você ganha em torno de quatro horas extras, tornando o aparelho um companheiro ideal para viagens intermediárias ou mais longas.

Imagem mostra a parte interna do headset Soundcore Life Q20, da Anker, com uma mão apertando suas almofadas como teste de conforto.
As almofadas do Soundcore Life Q20 também são confortáveis, com boa capacidade de absorção de suor, permitindo longas horas de uso. Imagem: Mario Kurt/Olhar Digital

No geral, o Anker Soundcore Life Q20 traz um visual mais arrojado e atraente do que alguns de seus concorrentes, mas seu funcionamento foge pouco do padrão estabelecido por outras marcas. Ao misturar o aspecto esportivo e seu uso híbrido entre jogos e ambientes corporativos, porém, esta pode ser uma opção viável caso você tenha uma quantia intermediária de dinheiro para investir em um acessório.

Há opções melhores? Sim, mas elas também serão mais caras. E as opções piores mal fazem a metade do que este headphone faz, então esse pode ser um item bom para você manter no radar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!