O Google tem em sua frota vários veículos para mapear as ruas espalhadas por todo o mundo com Street View. Agora, a gigante da tecnologia decidiu incluir o primeiro carro elétrico para esta função. Em parceria com a Jaguar Land Rover, um I-Pace foi totalmente equipado pela empresa para capturar imagens em Dublin, na Irlanda.

Além de tirar fotografias panorâmicas da capital irlandesa, o modelo elétrico está equipado com sensores criados pela Aclima, com os quais o Google espera analisar a qualidade do ar da cidade no próximo ano, medindo as emissões de dióxido de nitrogênio e de carbono, bem como partículas finas. Todos os dados levantados serão compartilhados com a Câmara Municipal de Dublin.

publicidade
Google agora tem um Jaguar elétrico para captar imagens do Street View. Imagem: Google/Divulgação
Google agora tem um Jaguar elétrico na frota de carros para captar imagens do Street View. Imagem: Google/Divulgação

“A qualidade do ar é uma questão que afeta toda a gente, especialmente pessoas que vivem nas cidades e estou entusiasmado por aprender mais sobre como a nossa cidade vive e respira”, afirmou a Lord Mayor de Dublin, Hazel Chu, em conversa com o jornal Irish Times.

“Estamos sempre em busca de oportunidades para melhorar nossa frota de veículos e há potencial para aumentar o tamanho da nossa frota de elétricos no futuro, mas não há informações para compartilhar neste momento”, disse um porta-voz do Google ao site The Verge, quando questionado se a empresa planeja usar, futuramente, mais carros elétricos no Street View.

publicidade

Leia mais:

Jaguar Land Rover e Google não são estranhos em parcerias. A Waymo – que começou como um projeto de veículo autônomo dentro do Google, mas foi lançado como empresa em 2016 – usa Jaguar I-Paces em testes para desenvolvimento de novos carros autônomos há certo tempo. Lançado em 2018, o modelo custa US$ 70 mil (aproximadamente R$ 371 mil) e alcança cerca de 246 milhas (quase 400 km) com uma carga completa.

publicidade

Fontes: The Verge e Irish Times

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!