Um casal da cidade de Bend, no estado do Oregon, Estados Unidos, comprou um terreno de 40 mil metros quadrados há quatro anos que veio acompanhado de uma surpresa, só encontrada bem depois que fecharam o negócio. Bem perto de sua casa, Suzanne e James Brierley encontraram uma enorme caverna de lava.

Eles sabiam que havia uma pequena caverna, pois o corretor de imóveis informou ao casal. Afinal, a entrada da cavidade é um buraco pequeno, despretensioso, na encosta de uma colina. Essa abertura simples levou a um tubo de lava. “Foi como um presente que nem sabíamos que tínhamos”, disse James, em entrevista ao canal local NewsChannel 21 KTVZ.

publicidade

Leia mais:

Em alguns trechos a caverna é alta o suficiente para que um adulto consiga ficar em pé sem encostar no teto. “Foi chocante descobrir quão grande era. Só quando me abaixei para entrar percebi como era enorme”, emendou James.

Tubos de lava como o do quintal do casal Brierley são formações naturais que sobram depois que o fluxo de lava escapa de uma abertura vulcânica no subsolo. Cientistas esperam encontrar esse tipo de caverna em Marte. Elas são particularmente interessantes por fornecer proteção contra chuvas de meteoritos e radiação na superfície da Lua ou do planeta vermelho.

Expedição em Marte. Imagem: Shutterstock
Cientistas esperam encontrar túneis de lava em Marte. Imagem: Shutterstock

Pesquisadores acreditam que Marte tenha vastas redes subterrâneas de tubos de lava. Alguns deles podem ser grandes o suficiente para abrigar bases planetárias.

Um grupo de cientistas, inclusive, realiza uma espécie de “treinamento” em túneis de lava e cavernas do vulcão Mauna Loa, no Havaí. A pesquisa reúne dados essenciais sobre a geologia e os ecossistemas dos tubos de lava, além de evidenciar as dificuldades de conduzir pesquisas científicas em ambientes extremos.

Por enquanto, na Terra, a caverna do casal do Oregon ainda vai ser mais explorada por especialistas locais. Suzanne e James Brierley estão vendendo a casa, mas eles já adiantam: os próximos donos precisam ajudar a preservar a caverna.

Via: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!