Teria sido Monica uma das inúmeras pretendentes de Jerry Seinfeld? Antes de virar algo que já não causa tanta comoção em telespectadores, a noção de universo compartilhado já podia ser observada aqui e ali entre algumas produções. Com todo o ânimo por conta do especial lançado nesta quinta–feira (27), vale recordar como ‘Friends‘ e outras séries dos anos 1990 estavam conectadas e, por assim dizer, coexistiram na mesma realidade.

Leia mais:

Intencionalmente ou não, ‘Friends’, ‘Seinfeld’ e ‘Mad About You’ têm pontos em comum que sustentam a hipótese de universo compartilhado. O elo inicial entre essas produções é o fato de elas serem exibidas originalmente pelo canal NBC e, inclusive, durante alguns períodos, as três foram contemporâneas.

Os vínculos, porém, vão além desses aspectos. A mais sólida evidência de que ‘Friends’ é parte de um universo compartilhado tem a ver com ‘Mad About You’, comédia romântica que estreou dois anos antes da sitcom dos mais que amigos, friends.

publicidade

Mad about Friends

Já na primeira temporada de ‘Mad About You’, em 1992, podemos ver o casal de protagonistas Paul (Paul Reiser) e Jamie (Helen Hunt) interagindo, no restaurante Riff’s, com atrapalhada garçonete Ursula (Lisa Kudrow). Sim, a irmã gêmea de Phoebe. A ideia de colocar a personagem como coadjuvante também em ‘Friends’ foi uma espécie de aceno dos produtores para os fãs de ‘Mad About You’.

Jamie, Paul e Ursula em cena de Mad About You
Ursula (Lisa Kudrow), a irmã gêmea de Phoebe, apareceu na TV antes mesmo de ‘Friends’ existir. Crédito: Sony/Divulgação

Mesmo após a estreia de ‘Friends’, Lisa Kudrow seguiu participando ocasionalmente de ‘Mad About You’. E, no episódio 16 da primeira temporada de ‘Friends’, Jamie e sua amiga Fran (Leila Kenzle) entram no Central Perk e confundem Phoebe com Ursula.

A ligação entre ‘Friends’ e ‘Seinfeld’ é mais sutil e depende que consideremos a ligação com ‘Mad About You’. Na primeira temporada de ‘Mad About You’, Paul coloca para alugar seu antigo apartamento de solteiro e o inquilino é ninguém menos que Kramer (Michael Richards), de ‘Seinfeld’.

Já primeiro episódio da sétima temporada de ‘Mad About You’, Jerry Seinfeld também faz uma aparição rápida cruzando o caminho de Paul pelas ruas de Nova York. A participação especial ocorreu poucos meses após ‘Seinfeld’ deixar de ser exibido, em 1998. Se ‘Mad About You’ e ‘Friends’ estão conectados e se ‘Mad About You’ também tem esse mesmo tipo de ligação com ‘Friends’, estariam todas ambientadas juntas?

Jerry Seinfeld abraça Courteney Cox
Courteney Cox participou de episódio de Seinfeld meses antes da estreia de ‘Friends’, mas como outra personagem. Crédito: NBC/Divulgação

A ligação mais direta entre ‘Friends’ e ‘Seinfeld’, no entanto, é a participação de Courteney Cox como Meryl, namorada de Jerry, na quinta temporada (1994). Porém, não sendo a própria Monica, fica difícil esse paralelo. Teria ela uma gêmea, assim como Phoebe?

Mais crossovers

Se no caso de ‘Seinfeld’ e de ‘Mad About You’ as ligações com ‘Friends’ surgiram de forma orgânica, com outras produções da NBC as conexões vieram na forma de crossovers. Um exemplo é a série ‘The Single Guy’, que tem participação de David Schwimmer como Ross no sexto episódio da segunda temporada. Em uma participação rápida, Ross faz amizade com o protagonista, Johnny (Jonathan Silverman).

Já Chandler (Matthew Perry) aparece em um episódio de ‘Caroline in the City’ tentando flertar com Annie (Amy Pietz), umas das personagens, em uma videolocadora. Na mesma noite que esse episódio foi ao ar, a protagonista da série, Caroline (Lea Thompson) apareceu em um episódio de ‘Friends’. Informação inútil: no Brasil, ‘Caroline in the City’ foi traduzida como ‘Tudo Por um Gato: Adorável Cartunista’.

Num aparente rodízio dos protagonistas de ‘Friends’ utilizados para fazer uma ponta em séries menos populares, e quem sabe dar uma forcinha na audiência, temos Phoebe em ‘Hope & Gloria’. No crossover, as protagonistas Hope (Cynthia Stevenson) e Gloria (Jessica Lundy) viajam a Nova York e, durante o passeio, visitam o Central Perk e, bem, o resto você já deve imaginar.

Como menção honrosa, temos ainda Joey (Matt LeBlanc) aparecendo em ‘Joey’, o que não é exatamente uma participação especial, já que era a série solo do personagem de ‘Friends’.

Matt LeBlanc (Joey) com o elenco da série
Episódios finais da série solo ‘Joey’ sequer foram exibidos na TV e acabaram saindo apenas em DVD. Crédito: Warner/Divulgação

Apesar do berço de ouro, o spin-off , que estreou apenas quatro meses após o fim do programa original, passou longe de ser um sucesso e foi cancelado na segunda temporada. Fato curioso é que, até o momento, ‘Joey’ não foi disponibilizado na HBO Max. Talvez seja melhor assim.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!