Nesta quarta-feira (26), o Google lançou uma nova ferramenta para armazenamento de fotos. A partir de agora, quando você receber um anexo de imagem por email no Gmail, será possível salvá-lo diretamente no Google Fotos, utilizando o botão “Salvar em Fotos”. Ele fica ao lado do botão “Adicionar ao Drive”, quando você visualiza o arquivo da imagem. Atualmente, isso está disponível apenas para imagens com extensão JPEG.

Essa ferramenta está disponível para usuários do Gmail e clientes do Google Workspace, G Suite Basic e Business. Não se preocupe caso o recurso ainda não esteja aparecendo para você: o Google está disponibilizando gradualmente, e poderá levar até 15 dias para a visibilidade do recurso nas contas. Portanto, não é preciso alterar as configurações dos serviços para habilitar o novo botão.

De acordo com o blog do Workspace, “este novo recurso libera você de ter que baixar anexos de fotos de mensagens do Gmail para, em seguida, fazer o backup manualmente para o Google Fotos”.

Leia mais:

publicidade

A hora é agora

Esse é o momento ideal para aproveitar o armazenamento ilimitado e gratuito de imagens no Google Fotos, uma vez que, conforme já noticiado pelo Olhar Digital, as opções de armazenamento do serviço serão reformuladas na próxima terça-feira, 1º de junho. A partir dessa data, o armazenamento ilimitado do serviço para fotos de “alta qualidade” será substituído por um limite de 15 GB. 

Entretanto, quaisquer imagens carregadas antes da mudança entrar em vigor não contarão para o novo limite, por isso a hora é agora: abuse do botão “Salvar em Fotos” e aproveite ao máximo seus uploads gratuitos enquanto eles ainda estão disponíveis. 

Veja o passo a passo

Existem duas maneiras de salvar os arquivos na plataforma de fotos e vídeos do Google pela versão web do Gmail. Pela miniatura da imagem anexada no e-mail, você vai apenas clicar no botão correspondente ao Fotos. A opção fica ao lado das teclas para fazer download e enviar ao Google Drive.

Google Fotos
Imagem: Divulgação Google

O outro jeito de guardar os anexos de imagens no Google Fotos via Gmail é quando o usuário abre o arquivo para visualizá-lo. Dessa forma, no canto superior direito, você deve clicar no ícone dos três pontinhos verticais e abrir o menu de atividades. Escolha a opção “Salvar em Fotos” para enviar a foto à plataforma de backup.

Google Fotos
Imagem: Divulgação Google