Nesta quarta-feira (26), o Twitter anunciou que o Spaces – seu recurso rival do Clubhouse – começará a ser disponibilizado para ambiente desktop na web. No início de maio, o Twitter Spaces tornou-se acessível a qualquer usuário com mais de 600 seguidores no aplicativo, tanto do sistema iOS quanto do Android.

Na semana passada, o Clubhouse foi liberado para Android, mas ainda não está disponível na web, o que indica um passo a mais para o Twitter na corrida pelo domínio do mercado de áudio social ao vivo. Também corre por fora o Instagram. O aplicativo passou a permitir que os usuários “entrem ao vivo” com a capacidade de silenciar seu áudio e vídeo. 

publicidade
Twitter lança versão desktop para o recurso Twitter Spaces. Imagem: Monticello – Shutterstock

Ned Segal, diretor financeiro do Twitter, destacou a dinamicidade da plataforma na 49ª Conferência Anual de Tecnologia, Mídia e Comunicações, promovida pela JP Morgan Chase & Co – sociedade gestora de participações sociais sediada em Nova Iorque que é líder mundial em serviços financeiros. “O Twitter é onde você vai descobrir o que está acontecendo no mundo e sobre o que as pessoas estão falando”, disse. “Então, quando você acessa o Twitter, olha para sua linha do tempo inicial e vê um ‘Space’, talvez sejam pessoas que você não conhece, mas que possam estar falando sobre um tópico que é incrivelmente relevante para você”. 

Leia mais:

Recursos disponíveis no Twitter Spaces para desktop

Entre os recursos disponíveis para a versão de navegador do Twitter Spaces estão: lembretes para reuniões agendadas, visualização em tempo real dos espaços e até mesmo legendas geradas automaticamente para maior acessibilidade. O Twitter recebeu críticas bem contundentes em 2020, quando não incluiu transcrições simultâneas em seu recurso de postagem de áudio. Em um tweet de desculpas, a área de suporte da empresa garantiu: “A acessibilidade não deve ser deixada de lado”.

Para uma plataforma apenas de áudio, as transcrições ao vivo são necessárias para que pessoas surdas e com deficiência auditiva participem da conversa. Nas capturas de tela que o Twitter compartilhou dos novos recursos, podemos ver como as legendas ao vivo aparecerão no Spaces. Isso é outra vantagem em relação ao Clubhouse, já que o app da Alpha Exploration Co. ainda não oferece suporte para legendas ao vivo. 

Antes de entrar em um espaço, o usuário terá acesso a uma prévia exibida pela plataforma, mostrando quem está presente e uma descrição do tópico em discussão. Os usuários também poderão ter um espaço aberto no lado direito da tela enquanto ainda rolam pela linha do tempo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!