Um problema sério chegou aos moradores de cidades do leste da Austrália: uma invasão de ratos. A presença dos mamíferos se transformou em uma verdadeira praga e eles estão por todos os lados, seja na área urbana ou rural.

A situação é tão grave que até mesmo fontes de água potável estão na mira dos roedores, deixando várias pessoas doentes, sem falar nos prejuízos incalculáveis nas plantações. Aliado a isso, o mau cheiro da urina e fezes prejudica ainda mais o convívio. Inclusive, vários animais de estimação e seres humanos já foram mordidos por ratos.

Diante do fato inusitado, muitas imagens já viralizam nas redes sociais com a presença de ratos. Até esse gatinho desistiu de lutar contra eles, pelo jeito… Mas o problema é grave e medidas de combate já estão sendo discutidas pelas autoridades sanitárias da Austrália.

A invasão dos ratos é explicada pela rápida adaptação da espécie Mus musculus, que suporta o longo período de seca do país e também pela rápida reprodução. Um casal desses ratos é capaz de ter até 500 filhotes.

publicidade

Outro problema que já foi identificado pelos pesquisadores é que os predadores naturais dos ratos, como as aves de rapina, estão entrando em extinção no país por conta da urbanização e cultivo de monoculturas em largas escalas.

A invasão dos ratos é vista pelas autoridades como um risco à cadeia alimentar, pois os raticidas utilizados na tentativa de eliminá-los já estão afetando várias espécies, de lesmas a peixes.

Apesar de ser um problema corriqueiro na Austrália, os cientistas estudam novas formas de gerenciamento da situação. Mas por enquanto, os ratos estão se sentindo os donos do pedaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!