Apesar de consumir muita bateria, o iPhone também oferece opções para otimizar o uso desse componente no celular. O “Carregamento Otimizado” é padrão nos dispositivos da Apple e tem como objetivo reduzir o desgaste da bateria, melhorar a vida útil dela ao diminuir o tempo em que o aparelho passa totalmente carregado.

A ideia por trás desse processo é que o carregamento do seu smartphone seja pausado quando atingir 80% de bateria, sendo retomado apenas quando estiver próximo do horário que você costuma retirá-lo da tomada.

publicidade

O iPhone possui uma tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning, em inglês), que permite que o dispositivo aprenda a rotina diária do usuário a respeito de uso e carregamento do aparelho. Com o recurso ativo, o programa emite um alerta na tela do celular avisando a que horas o carregamento será concluído.

Você pode decidir se mantém a sugestão de pausa ou, caso precise que o carregamento seja finalizado naquele instante, você pode tocar e segurar a notificação e, em seguida, selecionar “Carregar Agora”.

publicidade
Como usar o Carregamento Otimizado do iPhone. Imagem: Reprodução/Apple
Como usar o Carregamento Otimizado do iPhone. Imagem: Reprodução/Apple

O recurso foi integrado aos dispositivos desde a versão 13 do iOS e foi desenvolvido para ser ativado apenas em locais nos quais você passa muito tempo, como casa e trabalho.

Por isso, para que ele funcione da maneira esperada, é imprescindível que as configurações de localização estejam habilitadas. Assim, em uma viagem, por exemplo, o sistema entende que você está fora da sua rotina e que os hábitos podem variar.

publicidade

Leia mais!

Como ativar ou desativar o ‘Carregamento Otimizado’ no iPhone?

1. Abra os “Ajustes” do telefone, toque em “Bateria” – nesta aba você possui sugestões para economizar energia, ativar ou não o “Modo Pouca Energia” e consegue ver quais apps mais consomem sua bateria. Clique, em seguida, em “Saúde da Bateria”;

publicidade

2. Ative – ou desative – a chave seletora do “Carregamento Otimizado” se quiser que o iPhone aprenda sua rotina e pause o carregamento para não sobrecarregar o celular.

Segundo a Apple, “a vida útil da bateria está relacionada à idade química, que é muito mais do que o tempo transcorrido desde que a bateria foi fabricada. Todas as baterias recarregáveis são componentes consumíveis que se tornam menos eficientes à medida que envelhecem quimicamente. Conforme as baterias de íon de lítio vão envelhecendo, o volume de carga que podem reter diminui, reduzindo a duração da bateria e o pico de desempenho”, por isso, é importante utilizar todos os recursos acessíveis para ajudar na vida útil do aparelho.

Para mais dicas de como prolongar a bateria do seu iPhone, clique aqui e confira mais quatro sugestões que podem ajudar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!