A missão Artemis 2 deverá ficar pronta para lançamento em setembro de 2023. Pelo menos, é o que prevê a Nasa. Mas, como o nome já diz, é uma previsão, semelhante à tentativa da agência espacial americana de tentar antecipar quando a Artemis 1 estará pronta para decolar.

Enquanto a primeira missão que visa recolocar a humanidade na Lua será sem tripulação, o segundo voo seguirá para o satélite natural da Terra com quatro pessoas a bordo. A Artemis 2 será também o segundo teste do conjunto com a cápsula Orion e o foguete Space Launch System (SLS, Sistema de Lançamento Espacial, na tradução).

publicidade

Leia mais:

Por enquanto, a montagem, integração e teste das peças de voo da Artemis 2, entre Orion e SLS, continua tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, de forma independente do Artemis 1. Mas, algumas partes do hardware da Artemis 1 devem ser reutilizadas na segunda missão.

publicidade

Segundo o site Nasa Space Flight, a pandemia de coronavírus ainda atrapalha a produção, o que pode gerar um efeito dominó e afetar o momento de lançamento da Artemis 2. O hardware de voo da Artemis 1 está pelo Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Lá, o Exploration Ground Systems (EGS) lida com o processo de lançamento.

Detalhes das partes do foguete SLS para o Programa Artemis. Imagem: NASA/Divulgação

Neste mês de junho, o núcleo do SLS, construído pela Boeing e com 64,6 metros de altura e 8,4 metros de diâmetro, deve ser unido aos propulsores gêmeos (SRBs). A data da primeira missão depende dos testes com o equipamento integrado. As estimativas atuais de lançamento estão entre novembro deste ano e março do ano que vem.

publicidade

Uma das expectativas, de acordo com organizações de vigilância do governo dos EUA, é de que sejam necessários pelo menos 20 meses entre os dois voos. Esse espaço de tempo servirá para reutilizar o equipamento aviônico da Artemis 1 na Artemis 2.

Dezoito astronautas já foram selecionados para o programa. Metade do time é composto por mulheres e há também pessoas não brancas no grupo.

publicidade

Via: Nasa Space Flight

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!